Uma visita especial

Terminamos esta semana de uma forma diferente... recebemos visitas!
Já estamos habituados a receber na sala todos os que cá quiserem entrar: pais e familiares, amigos, professores e alunos das outras salas, assistentes, cozinheiras, professores da ESE... e são sempre bem recebidos!

Mas desta vez a visita foi especial, veio de longe, mais precisamente da capital do nosso país, Lisboa! A Patrícia é educadora e está a investigar o uso dos Portefólios na Formação Pessoal e Social das crianças, para a sua tese de Mestrado. Depois de vários contactos mediados pela tecnologia, pôs os pés ao caminho e veio observar-nos em contexto, trabalhando Portefólios

Contextualizando...na sala fixe utilizam-se os Portefólios como instrumentos de uma avaliação que se pretende autêntica, não assente em situações criadas para esse efeito. Nas palavras da Prof. Dª Cristina Parente, uma das maiores investigadoras desta temática:

O Portefólio (…) oferece uma possibilidade de organização de elementos e informações significativos, que documentam o desenvolvimento e a aprendizagem de cada criança. Aparece assim como um meio de atribuir sentido às aprendizagens, ao desenvolvimento e aos trabalhos realizados por cada criança e de comunicar aos outros esse sentido (…)”. 

O Portefólio revela-se uma estratégia promotora da aprendizagem da criança, no respeito pela sua especificidade e identidade mas, também, capaz de respeitar a individualidade e a diversidade das famílias e suas culturas e das educadoras de infância”.

Após 14 anos de envolvimento com esta prática, a nossa educadora tem, também, a sua opinião sobre este instrumento de avaliação, considerando que o Portefólio é:

“Uma forma única, pessoal e intransmissível de documentar fielmente o processo educativo de cada criança, através de uma compilação organizada de informação relevante sobre o que esta faz e como o faz, bem como o que daí resulta em termos do seu desenvolvimento. Abre as janelas do Jardim de Infância a todos os interessados na educação da criança, de uma forma colaborativa e participada.”
A Patrícia passou a manhã connosco, observando, registando, fazendo perguntas e nós recebemo-la com carinho. Esperamos que ela tenha gostado de passar este tempo connosco e vamos ficar à espera da próxima visita ;-)

Comentários

  1. Adorei Tudo! São uma equipa fantástica, transbordam carinho e boa disposição! Fico também a aguardar a próxima visita! :)

    ResponderEliminar
  2. Fico muito contente, por ver mais colegas interessadas nesta prática de avaliação alternativa em Educação de Infância. E nada melhor para a colega Patrícia, do que ter a oportunidade de "vivenciar" essa prática avaliativam, num contexto que o faz muito bem...o vosso.
    Parabéns.
    Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Patrícia, gostamos muito de te receber e apreciamos igualmente o teu carinho e boa disposição!
    Até à próxima visita, beijinhos fixes ;-)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelo comentário Rosa Maria Alves!
    Tenho a certeza que a Patrícia ficaria igualmente "bem servida" se visitasse a sala dos triquiteiros
    ;-)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.