A propósito de um bicho estranho...

... apareceu na nossa horta. 
Está tudo esburacado e temos que ter cuidado, 
já está quase na hora de o Roberto lá ir morar, porque o estamos quase a terminar!

Então a história de hoje também nos falava de um bicho estranho...

E logo descobrimos qual era!
Conversando sobre a toupeira partilhamos saberes e assim todos ficamos mais ricos: 

  • sabemos que as toupeiras não fazem diretamente mal às plantas, até comem os bichinhos que, por sua vez, comem os hortícolas; o problema é que os túneis que elas escavam prejudicam as raízes e assim acabam por danificar as plantas.
  • sabemos que não têm orelhas, mas têm ouvidos;
  • sabemos que têm olhos muito pequeninos e que vêem mal, são quase cegas (também não precisam, andam sempre debaixo da terra!)
  • conversamos sobre os revestimentos dos animais e verificamos que há vários diferente: pele, escamas, pêlo, penas e carapaça foram alguns dos que mencionamos.
Depois fizemos bichos estranhos ao gosto de cada um!
Também estivemos ocupados com o tratamento de dados do mês de maio e com as pulseiras que estão começadas... há que as terminar, mas não tem havido tempo!

No intervalo de almoço brincamos no parque e o castelo foi ao centro das atenções...


De tarde, a caixinha das surpresas trouxe-nos um jogo divertido sobre animais, por equipas: uma equipa escolhia um animal e dava pistas às outras duas sobre as suas caraterísticas. 
Quem achasse que sabia, tinha que tocar a campainha e dizer o nome do animal que pensava, a ver se acertava. Se acertasse, as equipas trocavam de funções. 
E assim se passou a tarde, mobilizando conhecimentos sobre as caraterísticas dos animais: número de patas, tamanho, cor, revestimento, locomoção, alimentação, som...

Aprender assim, a brincar, não custa mesmo nada!

Comentários

  1. Mas que gira a vossa história. E têm razão "Aprender a brincar não custa nada", pois acho que brincar é coisa séria para aprender.Boas brincadeiras.
    Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.