Neste Dia do Ambiente... fizemos SemenTerras!

Conversamos bastante sobre o assunto... e conversando todos partilhamos saberes e dúvidas, procurando respostas uns nos outros (passamos sempre bastante tempo a conversar ao redor da mesa grande e hoje, Dia do Ambiente, não foi exceção). 
O globo terrestre que temos na sala fez-nos companhia, é o nosso planeta e chama-se Terra, mas existem outros planetas!
Localizamos Portugal no globo, bem como outros países... associamos o azul ao mar e o verde à terra... falamos dos 5 continentes...e do que devemos e não devemos fazer para proteger o ambiente!

E como hoje é um dia especial, resolvemos fazer também uma coisa especial e divertida  (daquelas diferentes, que nós tanto gostamos que a professora traga ;-) e lançamos mãos à obra, literalmente!

Começamos com papeis de cor azul e verde, em diversas tonalidades; uns escolheram a cor verde e outros a azul, distribuímos os papeis e toca a rasgar. Rasgar, não enrolar, nem amassar, nem dobrar... assim fizemos duas saladas de papel!
Depois passamos à segunda fase... acrescentamos água nas duas taças,até cobrir o papel todo e a salada transformou-se em sopa de papel!
A água começou a ficar colorida... porque o papel desfez-se e pintou a água!
Faltava só fazer o que se faz à sopa a sério... passá-la com a varinha mágica... ficou assim transformada em pasta de papel.
Adicionamos sementes de coentros e de salsa, era o que tínhamos por cá! 
Afinal estamos a fazer papel reciclado para com ele construir as nossas SemenTerras, mini planetas Terra que dão para semear (uma ideia muito gira daqui)
Depois, toca a construir com os dedinhos as nossas SemenTerras, um de cada vez...
Agora estão a secar em cima de uma rede... amanhã veremos se estão prontos os nossos mini-planetas Terra com sementes, que podem mesmo ser semeados, se quisermos fazer crescer salsa e coentros lá em casa!

Comentários

  1. Muita gira o vosso Paper Earth. Uma forma diferente, divertida e colorida de celebrar uma data tão importante.
    Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.