Empreendedorismo para crianças dos 3 aos 12 anos

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) - Escola Superior de Educação (ESE), a CIM-Alto Minho e  a Associação Coração Delta, com o seu Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), desenvolveram no ano letivo 2012/2013 um projeto que teve por objetivo fomentar a apropriação social da cultura e espírito empreendedor em crianças dos 3 aos 12 anos e cruzou as vertentes da formação das crianças com as da formação inicial e contínua de professores. 

Adotou-se a perspetiva social do empreendedorismo, que se relaciona com o desenvolvimento de capacidades empreendedoras pelo cidadão que se pretende ativo, participativo e reflexivo crítico. Estas capacidades podem ser potenciadas por vários contextos, considerando-se que o contexto escolar constitui um espaço privilegiado, implicando ambientes de aprendizagem ativa e centrada em projetos.

O projeto Empreendedorismo para crianças dos 3 aos 12 anos desenvolve-se em duas vertentes: formação inicial e contínua de professores. No âmbito da formação com educadores de infância e professores do 1º e 2º ciclos do Alto Minho é utilizada a mesma metodologia de trabalho que estes usarão com os seus alunos em contextos educativos, seguindo de perto indicações da Comissão Europeia. 

No sentido de dar continuidade ao projeto e de criar uma Rede de Escolas Empreendedoras no Alto Minho, a CIM Alto Minho e a Escola Superior de Educação do IPVC vão realizar, no próximo dia 11 de Julho, o Atelier de Sensibilização “Prosseguindo caminho no empreendedorismo com crianças dos 3 aos 12 anos, no Alto Minho”, na Biblioteca da ESE – IPVC, que servirá de arranque desta segunda edição e onde estarão expostos todos os projetos desenvolvidos nos jardins de infância no contexto da PES I do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Foi, pois, neste âmbito que desenvolvemos o projeto que culminou com a colocação do espantalho Roberto na nossa Horta de Avós e Netos... e que está retratado no poster elaborado pelas nossas estagiárias Cindy e Marylène, em exposição no evento.

Comentários