Ter ideias para mudar o mundo...

O projeto de que hoje decorreu a apresentação,  "Prosseguindo caminho no empreendedorismo com crianças dos 3 aos 12 anos" é o resultado de uma parceria entre a Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (ESE-IPVC), a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) e a Associação Coração Delta, do Grupo Nabeiro, através do Centro Educativo Alice Nabeiro.
A exposição dos projetos desenvolvidos em 12 salas de jardins de infância do nosso concelho, por estagiárias do Mestrado em Educação Pré-escolar e Primeiro ciclo (entre elas as da Sala Fixe) merece ser visitada e podem fazê-lo, está aberta ao público durante todo o fim de semana, no átrio principal da ESE. Levem lá os fixes ;-)

Mas o que é, afinal o empreendedorismo?
É o caminho para o futuro, o que nos permite transformar as ideias em ações.

Num mundo global e competitivo, a Educação para o Empreendedorismo é uma estratégia de sucesso para que a escola possa potenciar o gosto pela descoberta, a resolução dos problemas, a tomada de decisões, condicionando, dessa forma, o futuro. Porque o empreendedorismo não se ensina, nem se aprende, potencia-se desde pequenino!
Que as crianças desenvolvam capacidades ligadas às soft skills,  atitudes e comportamentos como o espírito criativo, a resiliência, a  inovação,  a persistência, a capacidade de lutar contra os obstáculos e de organização, de planeamento, de gestão de riscos, a criatividade, a mobilização de meios para atingir os fins. 

Que as crianças aprendam que, para resolver os problemas e necessidades com que nos deparamos por todo o lado, nem sempre é necessário conjugar o verbo "comprar". 
Há muitas coisas que está ao nosso alcance tentar, conseguir, fazer.

Criar uma rede de escolas empreendedoras, do pré-escolar ao 2º ciclo do ensino básico, era o objetivo, a qual já não abrange só o Alto Minho, integra Vila Nova de Famalicão e começa a adquirir âmbito internacional, tendo sido reconhecido pela União Europeia como boa prática, prática inovadora. Ver "Entrepreneurship Education - a Guide for Educators"

Estão de parabéns os mentores deste projeto, bem como todos os que o colocaram em prática! Terminamos com uma citação de Miguel Torga, parte de uma das apresentações:



Comentários

  1. Pensei muito e Compreendi não importa quantos anos eu tenho.
    Eu renasço todas as manhãs então no decorrer da vida podemos
    recomeçar sempre. Sem perceber o quanto a vida nos
    ensina só fiquei triste por perceber Como somos maus alunos
    pois deixamos passar por nós o conhecimento
    sem que o internalizemos.
    Sem dar o devido valor no amor que Deus tem por cada um de nós.
    Com essa mensagem de carinho..
    Desejo um abençoado final de semana.
    Que sua vida brilhe tal com uma constelação
    de estrelas .
    Um abraço e um carinhoso beijo.
    Devotamente sua amiga:Evanir.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.