Vai-se fazendo luz...

O assunto vinha já da semana passada, mas hoje fomos revisitá-lo, pois alguns já não se lembravam bem e os novos ainda não conheciam... 

Estamos a falar de história que (já há 6 gerações de fixes) vem contribuindo para que tomemos consciência dos nossos comportamentos e das suas consequências em nós e nos outros, contribuindo assim para desenvolvermos a capacidade de autorregulação e a consciência moral.
Trata-se de "Uma luzinha no teu coração" e podem conhecê-la /revê-la aqui:
Conversamos bastante sobre ela... e já sabemos bem a teoria ;-)
Sabemos que há "coisas boas", sentimentos e atitudes que fazem bem a nós e aos outros e "coisas más", sentimentos e atitudes que fazem mal, a nós e aos outros!
Aprofundamos um bocadinho quais eram e quais podiam ser, com ajuda da exploração de imagens e depois começamos a construir um quadro onde estão todas indicadas...

E, por falar em quadro, a Maria fez-nos uma boa surpresa: trouxe de casa muuuitas caixas de fósforos vazias, que a mãe juntou e que chegavam para todos. Muito obrigada ;-)

Assim pudemos começar já hoje a preparar o novo "Quadro das Luzinhas do coração" que será certamente, tal como tem sido em anos anteriores, um instrumento valioso para nos ajudar a tomar consciência da forma como estamos a crescer, a saber ser e a saber estar.
As caixinhas foram forradas ao gosto de cada um e depois recortamos as nossas fotos e nomes e colamos na frente. 
A base do quadro também já está forrada para as receber... só falta mesmo o que sugeriu o Miguel P.:
- Podíamos pôr o fixe contente ao lado da luzinha acesa e o fixe triste ao lado da luzinha apagada...
Mas como o nosso computador agora só funciona quando lhe apetece :-( não pôde ser hoje.

Começa a fazer-se luz por aqui... e, curiosamente, haverá no nosso Agrupamento este ano , por iniciativa das Bibliotecas Escolares, um projeto com esse mesmo nome "Faz-se luz", que visa assinalar o Ano Internacional da Luz que se comemora em 2015. 
Como vêem, nós já começamos... quase sem querer e bem antes do prazo :-)

Comentários

  1. Boa...Agora já percebi melhor o vosso"Quadro das Luzinhas do coração". De certeza que vai ser uma ajuda fabulosa para desenvolver o vosso a saber ser e a saber estar.
    Continuem a fazer a caminhada do vosso conhecimento.
    Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.