A sopa de pedra... e as árvores que "plantamos" hoje

Começamos pela história, prometida já desde a semana passada, mas que não houve tempo para contar... uma lenda portuguesa, muito antiga, da região de Almeirim: 

A sopa (ou caldo) de pedra 
(cliquem no título para conhecer o texto)

Foi contada com imagens móveis, usando o flanelógrafo... porque as histórias se podem contar de muitas maneiras diferentes e assim é muito mais divertido!
(Estas imagens + texto estão disponíveis aqui no PRÉ Histórias)

Aprofundamos o enredo de várias formas: 
- Descobrimos que o frade lambareiro e espertalhão tinha conseguido enganar quem não lhe queria dar de comer apenas usando... uma pedra!
- Vimos que a sopa tinha ingredientes saudáveis (água e couves) e outros muito pouco saudáveis (unto e chouriço); quanto ao sal, só é saudável se o usarmos com moderação!
- Contamos os ingredientes da sopa, de 1 a 6 (sentido nominal - os nomes dos números) e depois formámos a sua sequência, do primeiro até ao sexto (sentido ordinal - a ordem dos números)
- Recontamos a história à Luciana, que hoje chegou mais tarde, usando a mesma técnica.
- Finalmente, recriamos a história usando plasticina... modelamos as personagens, os adereços e até os ingredientes da nossa sopa de pedra!
Ainda fizemos algumas atividades de concretização individuais, mas não terminamos, depois mostramos como foi...

Durante o intervalo de almoço, aproveitamos o bom tempo para plantar uma árvore que a nossa professora tinha em casa e que estava a crescer muito: um Gogi.
Estava imenso calor e a maior parte do trabalho foi feito pela Celeste; o terreno estava cheio de pedras e raízes e só ela foi capaz de abrir o buraco no sítio escolhido! 
Usamos o composto extraído do nosso compostor para adubar a terra e assim a árvore continuar a crescer saudável. Também regamos, pois é claro, já sabemos que as plantas precisam de água para viver, tal como os restantes seres vivos: pessoas e animais.

E, por falar em árvores... "plantamos" outra, mas desta vez dentro da sala!
Não acreditam? Mas é verdade...  adivinham para que serve?
Desta vez foi a Lídia que nos deu uma ajuda, com a colaboração empenhada do Fred e do Rui na montagem desta "árvore" ;-) E assim se passou mais um dia na Sala Fixe...

Comentários

  1. Mas que bela história...e que belo dia!
    Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar
  2. Os meninos tiveram um dia mesmo muito FIXE!
    Adorei a vossa sopa da pedra feita de plasticina, está tão bem feita que dá vontade de comer.
    Bj para todos.
    Mãe Vicente

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Rosa Maria e Sandy pelos vossos comentários!
    Beijinhos fixes ;-)










    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.