Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Ainda as bolotas: matemáticas e bailarinas ;-)

Ainda a propósito das bolotas e da história de ontem (que recontamos hoje a quem faltou), a caixinha das surpresas trouxe um jogo engraçado: era feito com uma caixa de ovos e bolotas!
Apesar de recorrermos a material reutilizado e da Natureza, tão simples e acessível a todos, a atividade permitiu-nos a abordagem a conceitos complexos... trabalhamos a área da matemática, mais precisamente a topologia, ou os padrões de posição:

Topologia on PhotoPeach 

De tarde estivemos a inventar uma forma de pintar... também usando bolotas! 
E não é que conseguimos?
Basta uma caixa (no caso usamos uma caixa de pizza que sobrou das capas), algumas bolotas e tintas para fazer arte assim... chamamos-lhes: 

Bolotas bailarinas on PhotoPeach 

... porque depois de deitarmos pinguinhos de tinta na folha de papel, elas entram em palco (o papel) para dançar (espalhar a tinta fazendo misturas e efeitos inesperados!)
Ficaram a secar, amanhã mostramos as obras-primas!

Também continuamos muito entusiasmados com os vitrais que inventamos fazer com canetas de estátua (acetato) nos frasquinhos transparentes... o contágio já chegou até aos mais pequeninos! 
Acrescentamos um pormenor aos que ficaram prontos: líquidos coloridos e brilhantes dentro dos frasquinhos! Os efeitos obtidos com a ação da luz são muito especiais... seja com a luz da caixa ou com a luz que entra pela janela.


1 comentário:

Rosa Alves disse...

Que giro o vosso jogo matemático...e gira a vossa técnica de pintura. Faz lembrar a pintura dos berlindes.
Beijinhos Triquiteiros

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos