Cores líquidas

A propósito da experiência que realizamos no dia anterior, conversamos sobre misturas de cores e combinamos fazê-las, mas de outra maneira (não da habitual, com tintas).
E ontem foi o dia! 

Precisamos de frasquinhos transparentes, água e corantes.
Recordamos as cores primárias, precisamente as 3 que compõem o conjunto de corantes alimentares que temos na sala. 

E aconteceu magia... observamos que os corantes se diluíam na água, parecia que dançavam enquanto se misturavam com ela e assim surgiram cores líquidas, transparentes e brilhantes: o amarelo,  azul e o vermelho (cores primárias); o verde, o laranja, e o roxo (cores secundárias) resultantes das misturas entre si das primárias, duas a duas; finalmente a mistura das três deu o preto, que é a soma de todas as cores
Mesmo adequadas para a nossa caixa de luz, onde fazem um efeito muito especial...

E se o preto é a soma de todas as cores, qual será a falta/ausência de todas as cores? 
- É o branco!
Mas para incluir o branco na nossa coleção, tivemos que usar tinta branca e foi possível observar diferenças: o frasquinho branco não ficou transparente nem brilhante, antes era opaco e baço.

E mais uma vez a brincar exploramos conceitos importantes... desta vez a noção cromática, que se insere no âmbito da matemática, mas também a química presente na diluição, no âmbito do conhecimento científico.


Comentários


  1. Muito giro. Nós também vamos fazer ;)
    Juca, como é que fizeram a vossa caixa de luz?
    230

    ResponderEliminar
  2. Olá Xinha,

    A caixa de luz que tenho na sala é de construção caseira, foi o meu marido quem a fez... comprei uma caixa daquelas de arrumação, que tem 4 fechos de mola e ele substituiu-me o tampo por um vidro acrílico translúcido qb.
    Agora acho que já existem com tampos assim, até nas lojas chinesas.
    Depois instalou uma lâmpada fluorescente com interrutor (comprada pronta), no fundo, abrindo um buraco do lado da caixa para o fio passar.
    Para ligar a luz temos que a abrir, mas foi o que consegui arranjar e tem funcionado muito bem!

    Beijinhos fixes

    ResponderEliminar

  3. Vou ver o que consigo arranjar.Obrigada Juca!
    Beijinhos grandes para ti e para os teus Fixes!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.