Descobertas (muito científicas) ao redor do arco-íris!

Fazer a experiência do arco íris era o que estava marcado no Diário de Sala para hoje e foi por aí que começamos o nosso dia... mas não havia sol na nossa janela!
- Porque será?
- Está do outro lado!
- Mas à tarde está aqui...
- É porque a janela está fechada!
Abrimos a janela... o sol continuou a não entrar por ela e assim, da necessidade de perceber, nasceu outra experiência, a realizar antes da que tínhamos planeado.

Fomos buscar o globo terrestre e uma fonte de luz (uma lanterna). 
Acendemos a lanterna, que era o sol e colocamos um sinalizador no local onde está Portugal no globo. Fizemos incidir a luz no globo e depois...
Observamos que:
- De um lado do globo fica iluminado e aí é dia; do outro lado fica escuro e aí é noite. 
Depois a Terra gira, à sua volta e à volta do sol, e esse movimento faz com que se altere a posição da luz solar que incide na Terra... por isso de manhã o sol está do outro lado da escola e à tarde aparece na nossa janela! Percebemos também a razão de existir o dia e a noite e de um andar sempre a seguir ao outro...

Ora como era ainda de manhã e não tínhamos o sol para fazer esta experiência, usamos a lanterna... e seguimos este protocolo. Eis o que aconteceu:
Não foi fácil, mas com um bocadinho de paciência conseguimos mesmo fazer aparecer as cores do arco-íris na folha de papel. 
- Mas não é um arco-íris, são só as cores...

Ainda fizemos outra descoberta, logo ao colocar o espelho na água...
- Partiu! (foto superior direita)
- Não partiu, dobrou...
Mas ao retirá-lo da tina de água estava normal!
- Ele não está partido nem dobrado, mas parece, é por causa da água!
É isso mesmo, um efeito de ilusão de ótica provocado pela água...

Os meninos mais crescidos conseguiram registar as experiências que vivenciaram e descrever aquilo que viram e aprenderam. Depois a professora registou tudo o que dissemos nas nossas folhas, para guardarmos mais tarde nos nossos Portefólios:




"A luz e os fenómenos óticos são um domínio do quotidiano das crianças, sobre o qual se deve desenvolver a sua compreensão para perceberem melhor o mundo que as rodeia, desmistificando crenças e superstições" (Martins et al., 2009:49)

"Inicialmente, através do seu brincar e, posteriormente, de forma mais sistematizada quando acompanhada pelo adulto, a criança vai estruturando a sua curiosidade e o desejo de saber mais sobre o mundo que a rodeia. Estarão, assim, criadas as condições para dar os primeiros passos em pequenas investigações, as quais se pretendem progressivamente mais complexas" (idem, p.12)

As descobertas continuaram, mesmo depois das experiências: verificamos que é difícil fazer um arco-íris direitinho, com os arcos todos certinhos e hoje a professora trouxe um instrumento que nos pode ajudar a fazer isso mesmo: um compasso.
Alguns de nós já o conheciam, por causa dos irmãos mais velhos, mas estivemos a aprender como se trabalha com ele e para que serve...
- Para desenhar círculos!
- Mas o arco-íris não é um círculo, pois não? 
- Não!
- É só metade...
- Eu sei, o meu irmão ensinou-me, chama-se um semi-círculo!

E assim ficamos a conhecer a forma geométrica do arco-íris e pudemos desenhá-lo direitinho, para fazer o que nos tínhamos proposto:

Alguns ainda quiseram experimentar sozinhos desenhar com o compasso:

E as criações artísticas com o arco-íris também continuaram...
 Foi mais um dia (b)em cheio!


Comentários

  1. Tantas descobertas em torno do arco íris.Gosto muito disto...grandes cientistas e grandes artistas.
    Continuem.
    Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.