Sobre alimentação...

Esta semana comemoramos o

Foi hoje mesmo, dia 16 de outubro! 
É muito importante que, desde pequeninos, aprendamos a comer bem para termos saúde...
Sabemos que há alimentos saudáveis, outros não saudáveis e outros mais ou menos saudáveis:  dos primeiros podemos comer mais; dos segundos é melhor comermos menos e dos terceiros devemos comer moderadamente...
E que bem soubemos identificá-los nas imagens e depois selecioná-los, agrupando-os por categorias:

Realizamos também algumas atividades de concretização individual: preferências de alimentos; o que como ao pequeno-almoço/ao almoço; alimentos saudáveis e não saudáveis...

A  D. Roda dos Alimentos ajudou-nos a formar famílias de alimentos, agrupando-os em 7 categorias: cereais e tubérculos; hortícolas, frutas, proteínas, laticínios, leguminosas e gorduras.

Com a preciosa colaboração de todos os pais, reunimos toda a escola para uma atividade de articulação: fazer espetadas de frutas para a sobremesa! 
Mas associamos alguma intencionalidade pedagógica à atividade: as espetadas deveriam ser montadas de acordo com padrões matemáticos previamente definidos:
Os quais quisemos colorir, pensando bem quais as cores das diversas frutas:

Depois de vermos uma história em conjunto, esta aqui:
...passamos à ação na cantina, onde estava tudo preparado para essa atividade de articulação: a preparação de espetadas, seguindo um padrão matemático individual
E com algum apoio todos conseguimos seguir e completar o nosso padrão de repetição. Claro que no final do almoço todas as espetadas desapareceram ;-) estavam mesmo muito boas!

Terminamos com mais uma canção da nossa amiga Alda que, desde lá do meio do Atlântico, nas ilhas dos Açores, continua a compor, a cantar, a ensinar-nos coisas importantes com as suas músicas originais e encantar-nos:


Parabéns Alda, por mais esta bonita canção que ajudou a enriquecer o nosso dia ;-)

Comentários

  1. Vocês também tiveram um dia da alimentação muito preenchido, e cheio de intencionalidade pedagógica.Estivemos também em sintonia, é que como nós, ouviram a história da vossa professora que é muito bonita.Pelo menos, nós gostamos muito.
    Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.