Um conto de Natal... em contas!

Porque devemos partir do que é essencial e este ano, ao contrário do anterior, até nos lembrávamos porque se festeja o Natal...
- Porque nasceu Jesus!
Então fomos revisitar a História do Presépio, através de um livro que narra, em simples passos, o que antecedeu e sucedeu ao nascimento do menino Jesus e sequenciamos esses passos no flanelógrafo...
Seguindo as imagens associamos cada etapa, pelo seu significado, a uma conta colorida... criando assim um padrão com a verdadeira história do Natal! 
Quem diria que a matemática pode mesmo esconder-se em tudo, não é? Até no Natal!
Depois construímos individualmente as nossas pulseiras de contas, seguindo o padrão que, por sua vez, revela a História do Natal! 
Fomos indo buscar as contas às caixinhas de ovos, seguindo a orientação de cima para baixo e da esquerda para a direita, como o sentido da escrita... complicado? Nem por isso! 
Todos fomos capazes de o fazer... e para além de trabalharmos a matemática (raciocínio, cor, sequência, lógica) treinamos a capacidade de atenção / concentração na tarefa e também a motricidade fina, ao realizar o enfiamento das contas na barrinha de chenille.
No final,  conferimos se o padrão estava certo... conta por conta!
Quando a prof. Patrícia chegou fomos capazes de lhe contar este Conto de Natal pelas contas... e ela gostou muito!
E depois ensaiou connosco a nossa participação na festa de Natal, que já começamos a preparar. Não vamos revelar nada, apenas que é muito Natalina ;-)
Terminamos por hoje, esclarecendo que as nossas pulseiras d' "Um conto de Natal em contas" são tão especiais (parecem Pandoras de Natal!) que não vamos usá-las no pulso... não, podiam estragar-se!
Cada um irá pendurar a sua pertinho da estrela, lá no alto da árvore de Natal de casa (quando estiver pronta, que algumas ainda não estão!). Vai ficar mesmo FIXE! 
Como vêem, nós até já experimentamos no mini-pinheirinho cá da sala...

Comentários

  1. "Um conto de natal em contas"...Que giro e interessante.
    Parabéns por mais uma bela atividade.
    Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.