A terminar, a começar... e a autoavaliar

Cá estão eles...
3 dos 4 Reis Magos em falta... só a Luciana não tirou a fotografia, com tanta pressa que estava de levar a sua máscara para casa!

Hoje foi dia de terminar coisas iniciadas: as máscaras de Reis Magos e os autorretratos para as capas dos Portefólios...
Mas também de começar outras: as auto avaliações e as coroas de Reis.

Foi tempo de nos concentrarmos, pensarmos bem e, um de cada vez, com a ajuda da professora, verbalizarmos e registarmos a nossa opinião acerca do modo como nos estamos a desenvolver...
Os instrumentos a preencher foram criados para nós pela professora, diferenciados conforme as idades. O código de preenchimento foi decidido por cada um: fizemos uma marca (um X ou que que quisemos/conseguimos escrever) a assinalar sim ou ainda não. 
Alguns foram ao pormenor de colocar +-, quando nenhuma das respostas correspondia à sua opinião!

Porque avaliar na Educação Pré-escolar é muito importante!
"Quando falamos de avaliação podemos diferenciar dois níveis distintos que se completam: (auto) avaliação do educador e a (auto) avaliação das crianças. A forma como se processa a avaliação é uma estratégia fundamental para a evolução do seu trabalho e pode incentivar a reflexão também por parte das crianças sobre os respetivos comportamentos e atitudes e sobre as aprendizagens que vão realizando.
(Guião de Educação Género e Cidadania, 2009)

Tal como referem as Orientações Curriculares...

E sendo um trabalho muito importante é, também, bastante moroso, pois é preciso conversar individualmente com cada um, explicar as questões para que sejam bem entendidas, esperar pelas respostas que nem sempre são imediatas... por isso vai decerto prolongar-se nos próximos dias.

Mas terça-feira terá que estar tudo pronto e os Portefólios devidamente organizados, pois é dia de Reunião de Pais!

Comentários