Ainda os Reis... mais iniciativa, envolvimento e criatividade!

Hoje demos continuidade ao trabalho iniciado... colocamos os elásticos nas nossas máscaras de Reis Magos (tirando a medida à volta da cabeça por detrás, de uma orelha até à outra)
E ficaram mais estas prontas:
Vestindo a pele de Reis Magos, pensamos então na melhor forma de ir até à gruta do Menino Jesus, usando um meio de transporte... e depois pensamos também qual o presente que lhe iria oferecer, mas ainda não houve tempo para registar.

Também tivemos Expressão Motora, onde descobrimos e exploramos formas diferentes de locomoção, ou seja, formas de nos movermos de um sítio para o outro: a andar, a correr, a saltar, ao pé coxinho, a rastejar, a rolar, a gatinhar... enfim, todas as que conseguimos pensar (só não houve oportunidade de captar imagens)! 
Depois pusemos-las em prática e preparamos uma surpresa para a prof. Patrícia, que vinha hoje para a sessão de Expressão Corporal: fizemos os movimentos certinhos da música da Xuxa "Agora vou andar" e ela gostou muito! 
Hoje não veio o Falaci (que está de férias porque foi a França passar o Natal com o primo Ratatui) por isso trouxe-nos a galinha Dó Ré Mi (que tem o nome de notas musicais) e aprendemos uma canção nova para abrir a sua caixinha mágicaTambém nos divertimos com os movimentos de outra bonita música do CD do Panda em que tínhamos que parar e fazer estátua!

Mas, entretanto, tivemos que dedicar atenção a outra coisa: na próxima semana haverá reunião de pais (terça-feira ao final da tarde) para apresentarmos o Plano Anual de Atividades, o Projeto Curricular de Grupo/turma e ainda para se entregarem as avaliações de final de 1º período, por isso temos que acabar de preparar os nossos Portefólios!

Faltavam ainda os autorretratos para a página de abertura, que ficaram assim... 
(ainda faltam 4)
Fizemos uma base com colagem de quadradinhos coloridos de papel de crepe e de seda e depois desenhamos só a preto o nosso retrato em papel branco, em modo corpo inteiro ou tipo-passe ;-) recortamos, fazendo o contorno e colamos por cima da composição de colagem.
E isto abriu a porta ao que sucedeu a seguir de forma espontânea na área dos projetos...
A criatividade entrou em ação, dando mãos à iniciativa pessoal e ao envolvimento... e surgiram espirais, composições coloridas com formas geométricas e outras com reutilização dos quadradinhos coloridos dos autorretratos e até folhinhas de post-it

É bem verdade que...
"A semente da criatividade já se encontra na criança: o desejo e o impulso de explorar, de descobrir coisas, de tentar, de experimentar modos diferentes de manusear e examinar os objetos. Enquanto crescem, as crianças vão construindo universos inteiros de realidade em suas brincadeiras" (Amabile, 1996)

E é tão bom ter uma área assim na sala, um espaço tão polivalente que dá a todos a oportunidade de planear, de fazer, de criar, de inventar, de construir, destruir e voltar a construir, de aprender por tentativa e erro, de experimentar... à sua maneira, à sua medida.

"A criança não é um recipiente que devemos encher, mas um fogo que devemos atear" Montaigne

E com tudo isto, ainda nem iniciamos as coroas, nem aprendemos a canção de Janeiras!
O tempo passa a voar e quando tocamos a campainha para arrumar... há sempre quem pergunte: - Já?

Comentários

  1. Muito criativos...Como sempre. Gostei muito dos vossos auto retratos.
    Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.