Procurar respostas... num dia (em) cheio!

Foi o que fizemos hoje, de diversas formas.
Começamos o dia à volta da caixinha das surpresas, a rotina de terça-feira que é sempre um momento muito desejado por todos, maiores ou mais pequenos... as pistas vão-nos conduzindo à descoberta do que estará lá dentro e hoje não foi diferente:
- Tem a ver com o projeto das tartarugas?
- Sim, é uma das coisas que precisamos para a nossa pesquisa.
- Um livro?
Pois era mesmo um livro, que decidimos usar após a consulta ao dicionário que fizemos ontem. Era este o livro:
Aberta a caixinha com a respetiva canção, exploramos o livro, página a página. 
Já sabíamos que não era uma história, porque nem todos os livros contam histórias...
- Há livros que ensinam coisas.
- E outros para fazer os deveres!
Há vários tipos de livros, que servem para usarmos de formas diferentes também. 
Este trazia informações sobre 3 tipos de animais: bebés, da quinta e de estimação, grupo em que está incluída a nossa tartaruga - porque ela mora connosco na sala!
Em conversa de grande grupo mencionamos outros animais, dos 3 grupos que vinham no livro e conseguimos nomear muitos! Também conversamos sobre os animais que temos em casa, que são domésticos e/ou de estimação.

E depois partimos para a pesquisa usando o computador e a internet.
Perguntamos ao Sr. Google quais os animais que hibernam. 
HIBERNAM e não INVERNAM, como alguns de nós diziam... 
Escritas as duas palavras no quadro, vimos que não eram parecidas, as letras que as formam eram diferentes, porque não pertencem à mesma família... 
Procurando palavras da mesma família de Inverno, descobrimos invernoso, que é como tem estado o tempo lá fora... e vimos que o princípio da palavra é igualzinho!
Voltando ao Sr. Google, ele foi muito simpático e deu-nos muitas informações, é mesmo uma grande ajuda a quem gosta de aprender ;-)
Mostrou-nos os animais que hibernam e ajudou-nos a descobrir imagens de todos eles. Depois cada um coloriu uma delas, à sua escolha, o que significa arranjamos 12 animais diferentes que hibernam! Aqui estamos nós, muito empenhados, a fazer uma coisa que não costumamos fazer:
Com todas essas imagens coloridas construímos um cartaz e trabalhamos a abordagem à escrita, escrevendo todos os nomes de todos os animais... não custou nada! A Luciana, o Miguel e o Duarte foram os escritores de serviço e estão de parabéns pelo trabalho bem feito. 
Ficou assim o nosso cartaz, que dá resposta a uma das perguntas que temos no nosso mapa do projeto: Quais são os animais que hibernam?
Aproveitando a motivação geral, ainda vimos um vídeo engraçado em desenho animado com o  Musti, sobre a hibernação da menina tartaruga...
Também ouvimos esta canção sobre a tartaruga, que a Alda nos enviou, a nosso pedido, através da nossa página do Facebook... e já quase a sabemos!
E pesquisamos mais... observamos diferenças nas imagens das tartarugas e descobrimos que elas não são todas iguais, há pelo menos 3 tipos bem diferentes! 
As terrestres vivem na terra, as aquáticas gostam de água doce e podem morar em aquários (como a Guga) e as  marinhas vivem no mar e gostam de água salgada.

Parece que foi um dia (em) cheio, mas quando estamos assim interessados, nada nos pára e nem se sente o tempo passar! De tal forma que ainda houve oportunidades para projetos individuais...
Um desenho sobre a família, revelou-se uma bela oportunidade 
de treino do código escrito... através da escrita dos nomes próprios 
de todos os membros da família... até o que ainda não nasceu ;-)
Um "cavalete de pé" começou a nascer, a partir de uns cartões que apareceram na sala.
Aqui nada se perde, tudo se transforma!
E foi preciso medir, cortar e dar nós, para segurar os pés.
O resto ficou para amanhã...

Por hoje, realmente, já chega... para nós e para a professora!
É que documentar todos estes processos de aprendizagem também não é tarefa fácil ;-)
Bom descanso!

Comentários

  1. Hola. unas actividades muy completas, variadas y entretenidas...se nota que disfrutaron mucho.

    ResponderEliminar
  2. E vocês investigam, procuram respostas para as vossas questões, enfim são pequenos cientistas. Muito bem. Vou acompanhar por aqui este vosso projeto, que está muito interessante.
    Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.