Música, palavras, poesia, brincadeira e arte

Iniciamos o dia com mais uma aula de música da prof. Patrícia e voltamos aos instrumentos musicais que já conhecemos bem e que tanto gostamos de manipular...  desta vez aprendemos o acompanhamento da música "O elefante", dividindo-nos em dois grupos, conforme o instrumento que escolhemos: os sons de metais juntaram-se num grupo, enquanto que os sons de madeiras formaram outro.
O ensaio correu bem mas, como o tempo não estica, vamos ter que continuar na próxima aula!

Dedicamo-nos também a planear os próximos tempos... alguns já sabiam que depois do Carnaval vem a Páscoa e o Dia do Pai! Mas não é só disso que nos ocupamos por cá...

Antes, já na próxima semana também será um tempo especial na nossa escola: comemoramos a  Semana da Leitura, subordinada ao tema "Palavras do Mundo".

Um convite do PNL para "(re)descoberta da palavra escrita, dita, cantada, declamada, ilustrada, num contexto de partilha de gerações de escritores, de jornalistas, de cientistas, de políticos e de profissionais diversos que, na sua pluralidade de vivências do mundo, contribuam para que todos leiam em qualquer lugar, suporte ou contexto, dando visibilidade à leitura e à universalidade e intemporalidade da Palavra.

Uma das atividades previstas consta de momentos de partilha com a comunidade escolar, nos quais as crianças de cada sala apresentam às outras uma história, uma poesia, lengalenga ou outra coisa que se enquadre neste âmbito. 
- Poesia? O que é poesia?
- Não te lembras? São palavras, palavras bonitas e que rimam.
E a professora deu uma ajudinha à memória, recitando uma poesia muito engraçada de Luísa Ducla Soares:
Foi uma risota! 
Porque a poesia também pode ser divertida... ou triste... agitada... ou calma. 
Como estes "Poemas de Bibe", recitados por Mário Viegas e Manuela de Freitas:


Tivemos, pois, de escolher o que gostaríamos de fazer, o que queríamos apresentar e não foi complicado, porque alguém deu uma ideia que foi bem recebida por todos... não vamos revelar, mas já iniciamos alguns preparativos com muito entusiasmo:

Com todas as  ideias que surgiram, a professora preencheu o Diário de Grupo:

Mas ainda houve, como sempre há, oportunidade para o brincar livre nas áreas da sala, sempre potenciador de descobertas e aprendizagens...

E muitas vezes reinventando até as áreas da sala!
Uma animada festa de aniversário... na biblioteca! ;-)

E aqui fica, para o autor da mesma, a música do Submarino Amarelo ("Yellow Submarine", dos Beatles) que parece ter inspirado esta pintura... mesmo sem saber!
É em inglês, mas não faz mal... afinal, na próxima semana teremos mais "Palavras do Mundo". Bom fim de semana!

Comentários

  1. Mais uma vez em sintonia. Vão ser 4 semanas muito preenchidas! Bom fim de semana.
    Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.