Das folhas às luzinhas: a motricidade fina em ação. E também os nossos instrumentos de trabalho!

Mais um dia na Sala Fixe, hoje com menos três doentitos que ficaram por casa, a quem desejamos as melhoras! 
Começamos com o bom-dia, cantado ao redor da mesa grande e com a ajuda do Quico :-)

Para além das rotinas e brincadeiras do costume ;-) estivemos a terminar as nossas folhas de Outono especiais...
São-no não só porque as pintamos de uma forma diferente, usando uma técnica nova, como ainda por terem vários tons caraterísticos desta época do ano: verdes, vermelhos, castanhos, alaranjados e amarelos. Ficaram com relevo e textura e estão agora penduradas a secar.
Só não cheiram a Outono... porque têm cheirinho a espuma de barbear ;-)

Continuamos a elaborar o nosso novo Quadro das Luzinhas do Coração... porque por aqui já há quem lhe sinta a falta! 
Desta vez escolhemos algo diferente: precisamos de dois círculos, que temos de contornar com um pratinho da cozinha e recortar em cartolina colorida... depois decoramos, para um lado ficar escuro (luzinha apagada) e outro claro e brilhante (luzinha acesa) ao gosto de cada um. É necessário exercitar a atenção / concentração e a motricidade fina, através de habilidades como

Outros quadros de responsabilidade, que ajudam à  que já estamos a utilizar são estes: 
Faltam nas fotos o Mapa Mensal de Presenças (inspirado no MEM), o Calendário, o Quadro de Atividades (onde planeamos o dia a dia) e o Quadro Semanal (onde assinalamos o ano, estação do ano, mês, dia da semana, tempo atmosférico, atividade do dia e ementa)

São também chamados de instrumentos de pilotagem uma vez que "que ajudam a regular o que acontece na sala e que contam a história da vida do grupo" (Movimento da Escola Moderna, MEM, 1999).

Comentários

  1. Olá, Fixes! Muito giros os vossos trabalhos e as folhas estão mesmo giras. Acho que também iremos experimentar, pois andamos há muito tempo para o fazer.
    Beijinhos e bom trabalho,
    Leonor e os Galegos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.