À roda dos alimentos - dia 1

De manhã perdemo-nos em conversas importantes... desde o fim de semana chuvoso, em que muitos foram ao shopping e aproveitaram para almoçar por lá... 
E logo surgiu a oportunidade de virar a conversa para um assunto importante: 
A Alimentação, cujo Dia Mundial se comemora na próxima sexta-feira.

- Então e o que comeram? Quem se lembra?
As respostas não tardaram:
- Pão... batatas fritas... gelado... e um brinquedo!
- O brinquedo não é de comer!
- Mas vem junto com a comida...
Pois, está-se mesmo a ver onde foram... :-(

E embora ainda pequenos, todos sabiam também que essa não é uma boa escolha.
- Essa comida não é saudável!
- Não? Porquê?
- Porque tem muito sal!
- E açúcar também tem!
- E tem outra coisa que não se deve exagerar... as gorduras, porque são alimentos fritos.
- Mas eu gosto!
- Eu só fui lá duas vezes, porque a minha mãe acha que faz mal...
- Eu não vou lá, gosto mais de comer churrasco do que hambúrguer!

Não, não somos palermas, não senhor!
Não sejam também, vá lá... cantem connosco:


Comer bem ou comer mal

É bom comer carne
E peixe, sem medo!
Se quero ser forte, 
É esse o segredo…


Massa, arroz, puré, 
P’ra dar energia!
Legumes, verduras, 
Duas vezes por dia. 


Sopa, nem se fala!
É fundamental!
E fruta madura, 
Sempre essencial.

REFRÃO
Eu não sou palerma
E sei muito bem:
Se quero crescer, tenho que comer!
Mas não é igual
Comer bem ou comer mal! (bis)


O pequeno-almoço
Tem de ser sentado!
Leite, pão, manteiga, 
E bem mastigado!


E ao lanche também!
Não há confusões!
Tenho que comer
Quatro refeições.


As batatas fritas, 
As gomas e as pizzas, 
Em dias especiais!
E nunca demais!


REFRÃO
Eu não sou palerma
E sei muito bem:
Se quero crescer, tenho que comer!
Mas não é igual
Comer bem ou comer mal! (bis)

(Canta o galo gordo - Inês Pupo e Gonçalo Pratas)

Exploramos imagens de alimentos diferentes e conseguimos reconhecer e nomear todos eles! Já ouvimos falar na roda dos alimentos e vamos conhecer as suas famílias...

Continuamos a pintura das nossas capas de trabalhos, pois
sempre escapa ;-)

E brincamos... também com alimentos: a mesa bem posta e a comer de faca e garfo!

De tarde ainda houve a hora do conto... um livro intitulado "O gigante e os morangos"
Estivemos muito atentos, fizemos intervenções pertinentes e conseguimos recontar todo o enredo, identificando os personagens e os cenários onde decorria a ação.
O dia terminou... mas alguns de nós não terminaram ainda o registo gráfico. 
Amanhã continuaremos :-)

Comentários