Crescemos... por dentro!

Começamos o dia com a leitura de alguns livros que trouxemos de casa...

Gostamos muito de partilhar com os amigos os livros de cada um... os pais podem deixar trazer, um de cada vez, ou de vez em quando, para contar essas histórias na sala. 
São atividades que promovem a atenção, a concentração, a memorização e até o respeito pelos outros!
Depois de contadas as histórias, estes livros estiveram hoje na nossa biblioteca, à disposição de todos e tiveram muita procura...

Aproveitando esta onda dos livros, e logo depois da História dos 3 porquinhos, conhecemos mais um, acerca de um provérbio que veio mesmo a propósito! 
Provérbios são frases antigas, que dizem grandes verdades de uma forma simples e que passaram de boca em boca (tradição oral) ao longo dos anos.

Nós por cá até já conhecemos um provérbio há muito tempo: "Quem tem telhados de vidro não anda à pedrada" e sabemos o que significa: quando alguém faz as mesmas coisas, não deve acusar os outros!
Pois hoje aprendemos que "Depressa e bem, não há quem", com o livro com o mesmo nome, da Coleção "Provérbios de Sempre". Exatamente o que aconteceu com os dois primeiros porquinhos.... e o que também acontece com os meninos mais apressados / preguiçosos da nossa sala!
Mas tal como parece que deixaram de haver por cá macacos de imitação com a história de ontem, decerto vão acabar também os porquinhos, com o provérbio de hoje ;-)

Na rotina de terça-feira, a Caixinha das Surpresas trouxe-nos duas: 
  • um conjunto de 5 carrinhos, com 3 cores, para brincarmos nos jogos de chão 
  • um jogo de caixa, com 4 puzzles de animais, com níveis de dificuldade diferentes, desde 4 até 12 peças.
Gostamos muito de
e estamos a progredir bastante!

Demos ainda continuidade a duas atividades que decorriam em simultâneo:
- Todos os grandes terminaram o registo de interpretação da história "Macacos de imitação"
Escrevemos na folha o nosso nome e também a data. 
Alguns tiveram que copiar os algarismos, pois ainda não os conheciam!

- Continuamos a ilustração e escrita do "Devemos" e "Não devemos", ou seja, do "Siga em frente" ou do "STOP", tal como indicam as luzes do semáforo. Desta vez trabalhamos
E já só falta uma regra, o que significa que amanhã deve ficar pronto!

Prontinho, lindo e brilhante, tal como as nossas luzinhas, está o novo quadro das "Luzinhas do Coração", que nos ajuda a fazer a síntese do dia no final do mesmo...
Desta forma promovemos a reflexão sobre o vivido, repensamos o nosso comportamento (à luz das regras que definimos na sala) e também o nosso desempenho, promovemos as capacidades de verbalização, de autorregulação e de autoavaliação... 

Sempre que necessário esclarecemos em grande grupo o que sucedeu e até pedimos desculpa quando tem que ser... e assim crescemos, por dentro!

Comentários

  1. É muito bom ver o crescimento interior da MJ, todos os dias há uma novidade, uma ideia criativa! Obrigada prof. Juca.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Dora, pelo comentário, é muito bom conhecer o "outro lado" :-)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.