Em projeto...

Assim regressamos à sala fixe para mais uma semana, começando muito animados com as conversas sobre a comemoração do Dia de São Valentim :-)
A propósito, a história do dia trouxe-nos mais um livro da coleção do lobo...

Terminamos também o Mapa do Projeto que estamos a iniciar sobre o Mundo, registando o que queremos saber, quem faz parte da equipa que vai descobrir as respostas, o que já sabemos sobre o assunto e o que precisamos...
Depois mostramos como ficou, não tiramos a foto do mapa pronto.

A partir daqui, partimos para várias representações do Mundo, que já sabemos que é o nosso planeta e que é redondo; tem água e terra e no globo terrestre a água está representada a azul e a terra a verde. 
Podíamos usar a técnica que quiséssemos... e usamos mesmo!

Houve então pintura com pincel, desenho, modelos da Terra para colorir, puzzles para colorir e montar, desenho com marcadores no filtro de café e... bom, a outra técnica não chegou a acontecer, por falta de tempo, apenas preparamos a "receita"!

Amanhã haverá oportunidade de a pormos em prática, bem como outras ideias que entretanto surgiram...

"No âmbito da Pedagogia-em-participação, as crianças desenvolvem, em companhia, atividades e projetos que permitem aprendizagem experiencial de conteúdos e modos de aprender(...) os projetos implicam necessariamente um envolvimento mais persistente e duradouro, baseado na pesquisa apoiada de um grupo de crianças para resolver um problema" Oliveira-Formosinho & Gambôa, 2011:33

De tarde, tínhamos combinado ver um vídeo sobre o Mundo e comer pipocas, mas o tempo não chegou para tudo! 
Isto porque aproveitamos o sol para brincar mais um bocadinho lá fora e depois juntamo-nos todos para uma festa de aniversário. Comemos bolo de chocolate com pintarolas, o nosso preferido. Desta festa não há fotos, porque a aniversariante estava ocupada a soprar as velas  ;-)


Comentários