Da terra para a Terra... e um final de dia bem doce.

O nosso dia de hoje iniciou-se com a chegada do Eng. Paulo Arezes, do CMIA, o nosso amigo Paulo, como ele gosta de ser chamado, para mais uma visita técnica no âmbito do projeto "Da terra para a Terra". Juntamos fixes e amigos e lá fomos assistir a uma sessão sobre compostagem...
Iniciou-se com um video muito engraçado (aqui na versão em inglês, mas nós vimos em português) que introduzia a temática de forma apelativa:


Depois passamos a coisas mais sérias, conversando sobre o nosso compostor, para o que serve, quem lá vive e o que faz, ou seja, os bichinhos, minhocas e outros pequenos animais que têm como função transformar cascas e restos de legumes e frutas em composto, uma terra mágica que serve de alimento para hortas e jardins!

Como são quase todos bem pequeninos, tivemos oportunidade de os observar melhor usando lupas, ora normais (manuais) ora umas especiais, as lupas binoculares (elétricas)...
As estagiárias Jacinta, Valéria e Ana, que nos visitam à terça de manhã, deram-nos uma ajudinha...
Parecíamos verdadeiros cientistas!

De regresso à sala, voltamos ao nosso mundo... e ao nosso projeto do mundo!
Os sistemas solares que estamos a construir continuam a crescer e continuam também a nascer espontaneamente novas formas de representar a Terra, desta vez com plasticinas: 
- É uma Terra arco-íris!
O dia prosseguiu com brincadeiras ao ar livre, muitas, incluindo andar no baloiço de pneu do nosso jardim mágico, pois o dia estava muito agradável para se estar lá fora.

Entramos só para comemorar com os dois aniversariantes de hoje: o V. e a Celeste festejaram hoje o seu dia de nascimento, embora com 50 anos de intervalo ;-)

Juntamos os fixes aos amigos e a um mano fixe (da 2ª geração), e cantamos os parabéns a vocês com direito a foguetes e tudo! E um sopro que nunca mais acabava...
E que dizer dos dois bolos caseiros deliciosos, um deles completamente coberto com aquelas coisas que todos gostamos (gomas e marshmallows) mas só podemos comer de vez em quando... e eram tantas que sobraram para amanhã!

É caso para dizer... amanhã haverá mais! Até lá...

Comentários