Marés...

Começamos o dia em maré de conversas... foi mesmo maré cheia, de tantas que foram!
Da campanha que está a decorrer em todo o nosso Agrupamento, para recolha de tampinhas para aquisição de uma cadeira de rodas para a Cláudia, que tem 17 anos (e foi aluna da nossa educadora quando tinha apenas 4)... passamos à necessidade de usar esse tipo de cadeira por quem não pode usar as pernas para se movimentar... 

E surgiram risinhos, bem depressa interrompidos por opiniões de que não se deve rir, porque nós também podemos ficar sem uma perna! 
- Pois, como aquele senhor que costuma ir ao café!

E continuou a animada conversa sobre as formas como se podem perder pernas (!) e a operação que é necessário fazer para cortar as pernas se houver um acidente...
- Como eu, que já fui operado e puseram-me a dormir!
- Porque é que te puseram a dormir?
- Porque senão doía-me muito... depois acordei e já não doía.

E falamos ainda de outras operações, como aquelas que ajudam os bebés a nascer e vieram à baila os bebés gémeos, que são os que estão juntos na barriga da mãe...

A propósito da caixinha das surpresas, que ontem não abriu, a conversa virou para os puzzles que temos em casa, se têm muitas ou poucas peças, se são grandes ou pequenos, fáceis ou difíceis, se os conseguimos montar ou se precisamos de ajuda...
- Eu preciso, porque sozinho não consigo, mas o meu pai não me pode ajudar, porque tem que ver televisão! :'(
(Vamos lá papás fixes, toca a brincar com os filhotes!)

Ainda falamos de fotografias com cobras no pescoço (!?!) mas essa conversa terminou depressa, porque ninguém gostou muito do assunto ;-)

E passamos então à maré de planetas... quase a terminar o nosso projeto do mundo.
Prontinhos para pintar estavam todos eles, escolhidos os tamanhos das bolinhas de esferovite e já bem secas as bolinhas de barro... toca, então, a pintar planetas, mas não sem antes observar bem nesta imagem as suas cores e associar aos respetivos tamanhos...

Agora ficaram a secar, amanhã a ver se terminamos os nossos sistemas solares!

Passamos então para uma estranha maré de coelhos...
Coelhinhos de Páscoa de geração espontânea, que começaram a aparecer na área dos projetos...
Foram feitos com pedacinhos de feltro que encontramos nos materiais que estão à nossa disposição para criar... e fotografados também em auto-gestão!
Vive-se por cá uma espécie de ar de Páscoa fixe... que inspira diversos tipos de criações, como estas, simpaticamente oferecidas à professora :-)

E ainda uma maré de peixinhos!
Com a ajuda da prof. Patrícia e do para-quedas (que era o mar) jogamos ao jogo do peixinho (que era uma bola).
O peixinho não podia sair do mar, que ora estava mansinho (se a música era lenta) ora se agitava muito (se a música ficava rápida).
No final, os peixinhos fomos nós e tivemos que mergulhar e nadar no fundo do mar!
Como se pode observar, não gostamos mesmo nada ;-)

Finalmente, em maré de despedidas...
Pedimos emprestados a Maria e o Miguel Pinto, que já estão no 1º ano e ainda não sabiam da novidade... assim juntamos de novo na Sala Fixe todos os meninos e meninas que participaram no Projeto Lendas e Rendas 2014-2015 (só faltou o Duarte) para nos despedirmos da bandeira e do certificado eTwinning, que a professora foi entregar hoje no Agrupamento.
Hoje ficamos por aqui... despedimos-nos dizendo: até amanhã!

Comentários

  1. Parabéns, muitos PARABÉNS MERECIDOS E FINALMENTE RECONHECIDOS.
    Para nós, este cantinho é um exemplo a seguir e a apreender através da generosidade da fada pedagógica Juca, que tão gentilmente abre as janela da sua sala, para partilhar com a comunidade educativa as suas ações pedagógicas de grande valor o qual muito estimo e considero.

    Com carinho imenso...
    Laura e piratinhasnoji.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez muito obrigada Laura e Piratinhas, pela simpatia, generosidade e imenso carinho colocado em cada comentário que nos deixam.

    Beijinhos para todos vós!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.