Chiu... é segredo!

A terminar a semana maior da freguesia, iniciamos o nosso dia a ver televisão: a Praça da Alegria abriu hoje com a Festa das Rosas e a presença de vários elementos do Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca e da Comissão de Festas e Junta de Freguesia.
Estávamos nós muito entretidos a ver esta gente conhecida na TV (a mana fixe do Frederico, que é mordoma, a sua avó Rosa e o senhor Presidente da Junta) quando chegou um fixe de 2ª geração, o nosso Rafinha, que veio matar saudades da sua antiga escola, agora que foi morar no estrangeiro. Tirou uma foto com a prima, também ela fixe, mas já da 5ª geração!

Foi ainda tempo de darmos os remates finais às peças de artesanato que decoramos, genuínas e originais, ao gosto de cada um.
Conseguimos acabar o cartaz do Jardim de Infância, que ficou bem ao gosto de todos :-) mas como não podemos ainda revelar nada, para não estragar a surpresa, vão ter que esperar para ver...
Segunda-feira, no Feirão das Rosas, que se iniciará pelas 14h30m com desfile a partir da escola até ao largo da igreja (ou, se o tempo não o permitir, indo ter diretamente ao salão debaixo do Lar de Idosos), poderão não só ver e como comprar, o artesanato decorado por nós e outras coisas mais, trazidas de casa por nós e pelos nossos pais!

De tarde, como manda a tradição, aproveitamos um intervalo na chuva e lá fomos nós, visitar as casas das mordomas que vivem mais próximo da nossa escola: ver ao vivo e a cores a arte de bordar os cestos floridos que tornam esta terra única! Fomos, como sempre, muito bem recebidos. Mas não pensem que vamos revelar segredos... não, não devemos, nem queremos.
Quem quiser ver os cestos, ao vivo e a cores como convém, terá de esperar para amanhã, no Desfile, para Domingo, na Procissão, ou então para segunda-feira, na igreja, na altura do Feirão. Este ano são sete as mordomas que levam cesto!

Na primeira destas casas, a da mordoma Cláudia (também ela irmã de um fixe de 1ª geraçãomatamos saudades virtualmente, através de uma pequenina videoconferência por telemóvel, com outro fixe de 2ª geração, também ele emigrado. Gostamos de te ver Tomás Anjos!

A terminar, deixamos um lembrete: recordam-se das Rosinhas de Vila Franca que "criamos" no ano passado no âmbito de um projeto de empreendedorismo? 
Pois aqui fica a receita, que não é segredo, caso as queiram fazer para vender no Feirão, são muito simples de confecionar e fizeram muito sucesso.
Esgotaram num instante no feirão de 2015! 
Pudera, são deliciosas ;-)

E pronto, só falta mesmo desejar bom tempo, que S. Pedro ajude estas gentes dedicadas a tão bela arte, pois merecem um dia bonito para poderem ver recompensado o seu enorme esforço. Por cá vamos ficar a torcer por isso!
Bom fim de semana e boas festas para todos os Vilafranquenses:-)

Comentários