M de Medidas... e de Matrioska ;-)

Começamos o dia em conversas sobre a visita de estudo que se aproxima e os preparativos que há a fazer. A propósito da segurança, um aspeto muito importante nestas alturas, aproveitamos para nos medirmos e verificar a altura de cada um. Usamos como instrumento de medida a fita métrica em forma de girafa, que temos afixada no móvel da biblioteca. Depois colocamo-nos todos numa linha, por tamanhos, do mais alto ao mais baixinho:
Ficamos surpreendidos com a ordem de alguns de nós nesta linha... 
- Porque é que há meninos pequenos que são mais altos do que meninos grandes? 
- Não pode ser!
Mas não foi isso o que constatamos... e logo de seguida colocamo-nos na mesma linha, mas por ordem de idades, do mais velho ao mais novinho:
Verificamos que a ordem já não era igual: temos meninos mais baixos, que são mais velhos do que outros mais novos!
Assim descobrimos uma coisa muito interessante: nem sempre a idade corresponde ao tamanho! E surgiram explicações:
- Eu sou alto porque os meus pais também são muito altos! - disse o Miguel e com razão. 
A altura dos pais é também um fator importante na determinação da altura dos filhos.

No tempo de atividades e projetos demos os acabamentos a alguns balões de ar quente de papel maché iniciados há uns tempinhos atrás e que, por causa da maquete da horta, não tínhamos tido oportunidade de terminar... 

Já de tarde, na hora da história conhecemos mais uma Lenda, que a nossa professora formatou para nós como PRÉ História:
Estivemos muito atentos e, no final, conseguimos recontar com acerto as principais partes do enredo. Brincamos com este nome de origem russa (tal como a lenda) e fizemos a divisão silábica descobrindo dentro dele todos os outros nomes:

Matrioska - Trioska - Oska - Ka

Que giro! Tal como todas as bonecas cabem dentro da Matrioska, também os seus nomes cabem dentro do nome dela :-)
Depois decidimos uma forma de registo que só vai ser concretizada amanhã porque, entretanto, estivemos ocupados a explorar a própria Matrioska...
Pois, parece que ela desapareceu da casa do Serguei... e apareceu na Sala Fixe ;-)

Também aproveitamos para nos pesarmos, utilizando como instrumento de medida uma balança que a Celeste nos emprestou. Só não tivemos oportunidade de nos colocarmos em linha segundo o peso... fica para amanhã!

Hoje, como se nota, não tiramos muitas fotos... também porque a nossa fotógrafa principal foi de férias! Aproveitai bem, Luciana e família ;-)
Até amanhã!

Comentários