Matematicando... e Historiando também ;-)

Houve tanto o que contar, hoje pela manhã, à hora das "novidades":
- Como foi a festa de aniversário no "João brincalhão"...
- Como correu o Dia da Mãe, o que fizemos, onde fomos e até o que as mamãs fixes fizeram e disseram quando receberam os seus presentes tão doces...
Projetamos o que aí vem, a Festa das Rosas que será no próximo fim de semana, saltando para o planeamento da mesma em Diário de Grupo, com referência às tarefas a cumprir, combinadas com a Associação de Pais.

E depois a matemática foi rainha... mudamos os mapas mensais e preparamos o Quadro das Presenças de Maio, escrevendo os nossos nomes e colorindo os dias com o código de cores usado no Quadro Semanal.
Até na pintura a matemática reinou... com o Tomás a pintar números!
Fizemos ainda o tratamento de dados do mês anterior, tal como é habitual, criando gráficos de barras com o número de Presenças, Faltas e Luzinhas do Coração acesas e apagadas, para partilhar com as famílias... mas ainda não terminamos todos.
Esta tarefa mensal contribui para a aquisição do sentido de número, pois exercitarmos a contagem oral, o que é uma boa forma de memorizar a sequência numérica (de 0 a 20) e também de reconhecer e nomear os algarismos, fazendo a correspondência com a respetiva quantidade. E como a prática leva à perfeição, acabamos por aprender sem dar por ela ;-)

Alguns de nós ainda tiveram um tempinho para adiantar uma das tarefas da Festa das Rosas...
Já de tarde, o reinado foi outro, ou seja, passamos da Matemática à História de Portugal e ao tempo de D. Dinis, um dos reis de Portugal...

Articulando o projeto eTwinning "Novelos de Lendas e outras rendas" com a Festa das Rosas, hoje conhecemos mais uma lenda, intitulada "O milagre das rosas", desta vez em vídeo:


Estivemos muito atentos e depois conversamos sobre o que vimos. 
Percebemos qual o milagre: a transformação do pão que a rainha Isabel levava,  em rosas.
- Mas isso foi mesmo a sério?
- E como é que isso aconteceu?
Então a professora teve que nos recordar o que é uma Lenda... é uma história que passou de boca em boca, e de pessoa para pessoa, para explicar acontecimentos misteriosos, e que mistura factos reais com outros imaginários.

O registo, esse foi diferente, mas apenas no suporte: usamos rendas para registar as nossas lendas! E estas já ficaram prontas...











Amanhã haverá mais...
Mas vamos começar a terça-feira de forma diferente, tal como podem ver no recado que seguiu no vai-vem: temos de estar na escola às 9h para irmos fazer a nossa visita anual à ACEP. Não se esqueçam, senão podemos perder o transporte...


Comentários