Virar de página... e balões no ar!

Após as festas, que tão importantes são nesta comunidade, partilhamos imensas novidades, algumas menos boas, motivadas pelo mau tempo que se fez sentir no fim de semana... a Natureza é mesmo assim, não a podemos controlar (e S. Pedro não foi nada fixe!)
Ficamos com a certeza de que todos fizeram o melhor que estava ao seu alcance para que fossem um sucesso, nomeadamente as mordomas e seus familiares/amigos, que tanto se empenharam para tornar estes dias memoráveis.
Ficou também a consciência, nestas fixes futuras mordomas, que nem sempre tudo corre como num conto de fadas... por mais que nos esforcemos!

E depois destas conversas mais tristonhas, viramos a página e fomos repescar ao Diário de Grupo intenções ainda não esquecidas... como a de fazer balões de ar quente para decorar a nossa sala: uma ideia caída do céu há cerca de duas semanas atrás!
Mas afinal, como funcionam os balões de ar quente?
Foi isso mesmo que a "caixinha das surpresas" nos ajudou a descobrir: como é que os balões voam sem terem motor, o que fizemos realizando uma experiência. 
Precisamos apenas de um secador (ligado à ficha, senão não funciona!) e de um saco de plástico, e realizamos a experiência a pares:
 
Foi muito divertida e conseguimos fazê-la sozinhos!
O que aprendemos registamos depois, explicando-o por palavras nossas:









Agora já percebemos porque voam os balões de ar quente: o ar quente que têm dentro é mais leve do que o ar frio e fá-los subir!

Logo nos dedicamos a inventar formas de fazer balões de ar quente para decorar a sala, a duas e a três dimensões!
Começamos por usar pratos de papel e muitas coisas brilhantes (de que tanto gostamos!): purpurinas, glitter, brilhantes e também penas, pompons e mais o que conseguimos descobrir na sala... 
Amanhã vamos levar jornais, pois queremos também fazer balões 3D com papel maché.
Outras sugestões ficaram registadas no Diário de grupo, para mais tarde, porque a professora não tem 8 braços como o polvo para conseguir ajudar tantos ao mesmo tempo!

E, claro, houve muitas brincadeiras, fotografadas em auto-gestão, como já vai sendo hábito. A professora agora nunca sabe onde anda a máquina... e é cada pose! ;-) 
Amanhã haverá mais e, como vai ser a segunda quarta-feira do mês, já sabem: há que trazer o livro da Biblioteca Itinerante, para entregar e requisitar outro. Não se esqueçam!

Comentários

  1. Muito bem. Já aprendi algo de novo convosco. Que bela experiência. Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.