Flores (fixes) de Outono!

A semana começou com a partilha de uma boa notícia: o selo de qualidade eTwinning que foi atribuído ao nosso projeto "Vamos conhecer-nos" com parceiros escoceses. 
Os respetivos diplomas já seguiram hoje para casa dos orgulhosos fixes de 2016-2017, tanto os que continuam no jardim, como os que já estão no 1º ciclo. Parabéns a todos!
E continuamos em descobertas sobre o Outono, observando muitas folhas que a professora trouxe de uma caminhada que fez no fim de semana. 
Nós também podemos trazer para a sala folhinhas de Outono, para usar nas nossas criações.
Basta que estejam limpas, secas e direitinhas (não rasgadas ou dobradas).
Estas eram de várias cores, tamanhos e feitios e permitiram-nos recriar o ciclo de vida de uma folha, de várias maneiras:
A história contada na hora do conto também era sobre uma folhinha e a sua vida, desde que nasceu numa árvore, até que fez felizes muitas crianças. Foi a professora que a criou para nós e chamava-se...
Juntamos as ideias que esta PRÉ Historia nos deu, com a ideia que a M.J. deu na semana passada (ela gosta mais da Primavera, porque no Outono não há flores)... e criamos flores de Outono! É muito fácil...
- É só juntar um fixe com muitas folhas e já temos uma flor de Outono.
E lá fomos para a área dos projetos criar com folhas...
Depois mostramos como ficaram, quando estiverem todas prontinhas!
Como tínhamos arranjado folhas de cores diferentes, o A. e a F. estiveram a replicar (sem ajuda, de forma autónoma e responsável!) a experiência de cromatografia feita na semana passada com as novas cores, para extrairmos o pigmento amarelo e vermelho escuro. Amanhã veremos como ficou.
Como ontem a C. fez 5 anos e hoje foi a vez da F. os completar, dedicamos algum tempo a elaborar os seus presentes de aniversário. Queríamos escolher uma coisa nova, mas as ideias não vieram... então fizemos 2 livros com desenhos de todos nós.
E de tarde houve festa a dobrar, com a presença de um mano fixe de 2ª geração! 
Parabéns a ambas, estão muito crescidas!
Até amanhã...

Comentários