Bons cidadãos, para um bom futuro!

O dia começou relembrando a comemoração de ontem, Dia Mundial da Alimentação.
Porque é que os alimentos são tão importantes, como devemos escolhê-los para termos uma alimentação saudável, ou seja, que contribui para a nossa saúde, foram alguns dos tópicos da conversa. Porque queremos ser saudáveis e viver muito tempo!

Quanto à comemoração deste dia na escola, esta foi feita em articulação, com todas as salas a contribuírem para a confeção de uma receita doce (porque é uma festa), que foi um bolo saudável, que não leva ovos e está cheio de fruta!
Cortamos 8 maçãs e 4 bananas aos bocadinhos, adicionamos 250 grs. de açúcar, um copo e meio de óleo, 2 colheres de fermento, outras 2 de canela e 500 grs. de farinha. Misturamos tudo e foi ao forno em tabuleiro, junto com a massa feita pela Sala dos Amigos.

Alguns meninos não gostaram muito, mas é sempre importante descobrir novos sabores e aprender a apreciá-los... tal como o das feijoas, que o Vicente trouxe para partilhar com os amigos... eram uma delícia! Obrigada pela lembrança :-)
Na sala (enquanto se continuam a organizar os nossos Portefólios) entre brincadeiras e projetos,  houve várias conquistas,  principalmente no desenho: 
- Olha, a minha árvore é igualzinha à da vida, lembras-te? Das nossas árvores da família?
- Lembro-me muito bem, mas os meninos pequenos não a conhecem, é melhor mostrar-lhes o quadro "árvore da vida" de Gustav Klimt...
Aqui está ele:

Já de tarde, procedeu-se ao Ato Eleitoral para escolha do Presidente da Assembleia de Escola, entre os cinco presidentes das salas:
Cada um exerceu o seu direito de voto e no final, todos reunidos, fizemos o apuramento dos resultados, através da contagem e registo de todos os votos no quadro. 
Formada a Mesa da Assembleia, o Presidente tomou posse fazendo o juramento,, tal como o Vicente lhe ensinou...
De seguida discutimos o primeiro assunto, proposto pelos meninos do 4º ano: o arranjo do campo de futebol, onde as raízes de uma árvore estão a levantar o cimento, causando quedas durante os jogos. Deram-se algumas sugestões e ficou decidido pedir-se a colaboração da Junta da Freguesia e da Câmara Municipal para a melhor resolução do problema, uma vez que pode ser necessário remover a árvore e substituí-la por outra, em outro local do recreio.

Então os meninos do jardim tomaram a palavra e reivindicaram um campo de futebol só para pequenos, uma vez que o outro está sempre ocupado pelos crescidos, mas ficou decidido ou alternar horários, para que todos o possam usar, ou jogarem todos juntos (tentarem, pelo menos!). Seré um assunto a continuar na próxima reunião de Assembleia.

Assim aprendemos pela experiência o que é viver em democracia, pois aqui crescem os cidadãos de hoje e de amanhã.
Até amanhã...

Comentários