"Habemos Presidente" :-)

A semana começou com fumo branco na eleição do Presidente da Sala Fixe, ou seja, um/a menino/a que nos represente bem durante este ano nas Assembleias de Escola

Para isso, em grande grupo (Assembleia de Turma) definimos como deveria ser essa criança e estas foram as caraterísticas que consideramos importantes:
- Ser um bom exemplo: ser amigo, portar-se bem, cumprir as regras.
- Saber falar bem: de forma a ser compreendido por todos.
- Saber falar em público: não ter vergonha de falar para muita gente.

Apuramos os nomes de possíveis candidatos e iniciou-se a votação, que teve os seguintes resultados:
O Vicente ganhou e aceitou a nomeação, mas pediu para tirar a foto só amanhã...
- Porque quero trazer uma gravata de casa!
Pronto, então que assim seja, por sua vontade expressa a tomada de posse do novo Presidente da Sala Fixe será realizada amanhã, dia 11 de Outubro, por volta das 10h. 
Estão todos convidados para a cerimónia! ;-)

Nota da educadora:
Estas práticas baseiam-se no Movimento da Escola Moderna (MEM), um modelo pedag—ógico que recebe a influência de Vigotsky "uma perspectiva sociocêntrica, na qual o grupo se constitui como o lugar desafiador ideal para o desenvolvimento social, intelectual e moral das crianças. A vida do grupo organiza-se numa experiência de democracia direta, n‹ão representativa, onde se privilegia a comunicação, a negociaç㍋o e a cooperação. De acordo com Niza, a coopera‹o Ž o estado mais avançado de desenvolvimento moral."(Folque: 1999)

Retomando...
Na hora do conto, introduzimos um novo assunto, bastante pertinente esta semana, mas não só, como mais tarde veremos...
O Pop reuniu logo vários fãs, pois por cá há muita gente a gostar de dinossauros.
Conseguimos recontar o enredo da história e também representá-la, mas desta vez não tiramos fotos aos desenhos... apenas às produções dos mais pequeninos, que se dedicaram a colorir a seu gosto o seu dinossauro Pop:
Ainda nos foi proposto um desafio de pensar e colorir de que cor ficaria o Pop se comesse determinado alimento... claro que tivemos de prestar muita atenção ;-)
Para levar para casa e contarmos aos nossos pais esta história tão engraçada, vamos construir uma coisa diferente, usando pratos de papel...
Para o fazer, precisamos de tirar medidas para encontrar o meio do prato. A Joana esteve a dar uma ajudinha com a régua... mas logo a seguir a Mariana (3 anos) achou que era perfeitamente capaz de o fazer sozinha! Haja iniciativa e autonomia :-)
Houve brincadeiras divertidas (fotografadas por nós!) e outros trabalhos interessantes, como colagens malucas e escritas nos cadernos.
O José Mourinho não se vai importar, mas ficou mesmo muito maluco!

Quem quiser colaborar na nossa coleção de alimentos (do Lidl) pode trazer para a escola os que tiver aí por casa... já temos alguns e assim podíamos completar a coleção!
Atenção ao vai-vem, que hoje seguiu para casa com recados.
Até amanhã!

Comentários