Sobre documentação

À sexta-feira, habitualmente, organizamos e distribuímos as nossas produções semanais, decidindo se vão, ou não, para os nossos Portefólios (mais à frente explicamos o que são, para quem ainda não sabe bem). 
Foi isso mesmo o que fizemos, pela primeira vez neste ano letivo, uma vez que as capas de trabalhos já ficaram prontas esta semana... depois mostramos como ficaram.

Esta é uma rotina semanal relevante, pela importância do nosso papel ativo no processo de documentação, que nos permite tomar consciência do que fazemos, de como o fazemos (do que fazem os colegas...), dos nossos pontos mais ou menos fortes e de como podemos melhorar.

"Nunca me cansava de repetir aos meus colaboradores e alunos quanto era necessário apurarem a sua capacidade de observação, para poder passar, com fluidez, da experiência pessoal de uma criança à ressonância nos companheiros que a rodeiam, analisando os afetos e intervindo em consequência" (Masal Pas Bagdadi, in Malavasi e Zaccatelli, 2013:25)

Então depois de observarmos as diversas produções (desenhos, pinturas, colagens, técnicas mistas...) identificamos a quem pertencem, fazemos comentários e cada um decide o que vai para a sua Capa dos trabalhos e para o seu Portefólio. Se escolhermos esta última possibilidade, devemos justificar porquê. 
Em síntese e tal como preconizam as novas OCEPE (Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar) estamos a tomar consciência de nós como aprendentes!

In: OCEPE, 2016: 37

Mas, antes de continuarmos, abrimos aqui um parêntesis para falar a nossa educadora, explicando um pouco esta prática de avaliação autêntica:

O Portefólio é uma técnica alternativa utilizada em processos de avaliação contínua, de grande utilidade para a avaliação qualitativa. Consiste, essencialmente, numa coleção intencional de evidências do desenvolvimento da criança no decorrer do ano letivo, ou seja, todos os pequenos e grandes passos percorridos ao longo de uma trajetória de aprendizagem. Nas palavras de alguns autores que aprofundaram a temática:
  • Um Portefólio é uma coleção significativa de trabalhos das crianças, que exemplificam interesses, atitudes, competências e desenvolvimento, ao longo de um período de tempo.” (Gelfer e Perkins, 1966)
  •  “É uma coleção de trabalhos das crianças, que demonstram os progressos, os esforços e as aquisições realizadas ao longo do tempo. A acumulação de trabalhos no portefólio, envolve as crianças e os educadores a compilarem os materiais, a discuti-los e a tomar decisões."  (Meisels e Steele, 1991)
  • “É um meio de avaliação que fornece uma visão completa e compreensiva da realização da criança no contexto.” (Paulson et al, 1991)
  • “Acima de tudo, um portefólio é Portefólio quando encoraja as crianças a desenvolverem as suas capacidades, a tornarem-se independentes e a auto-dirigir a sua aprendizagem.” (Paulson e Paulson, 1991)
  • “Uma forma única, pessoal e intransmissível de documentar fielmente o processo educativo de cada criança, através de uma compilação organizada de informação relevante sobre o que esta faz e como o faz, bem como o que daí resulta em termos do seu desenvolvimento. Abre as janelas do Jardim de Infância a todos os interessados na educação da criança, de uma forma colaborativa e participada.” (Sousa, M.J., 2008)
Fechando o parêntesis, os meninos mais crescidos começaram então a preparar os seus Portefólios para receberem mais um ano letivo recheado de evidências do seu crescimento, enquanto os mais pequenos, que estão agora a iniciar o seu caminho, observaram como se faz. 
Porque, como em tudo na vida...
Paralelamente e como sempre, houve muito mais atividade na sala...
Visitamos o Bloguefólio e jogamos jogos digitais, brincamos ao faz-de-conta e construímos colaborativamente... pode parecer pouco, mas é revelador de que estamos a crescer em autonomia, independência e também em responsabilidade.
E por hoje é tudo, um bom fim de semana a todos :-)

Comentários