Música, matemática, jogos e um aniversário

Às quartas-feiras temos sempre aula de música com a prof. Marisa e foi com isso mesmo que iniciamos o nosso dia... na presença de um cavalinho muito fofinho e dos seus amigos cão, cabra, grilo e burro, fomos  conduzidos através de uma brincadeira musical ao som de Mozart! Terminamos com o relaxamento... e um beijo ao cavalinho ;-)
"As audições musicais podem e devem ser utilizadas como momentos para a vivência corporal da música. A expressão corporal livre, a partir de estímulos musicais diversificados, constitui uma experiência única: a partir do 'ouvir' a criança 'faz', criando e interpretando" (In: OCEPE, 2016: 55)

Na sala, procedemos ao tratamento de dados do mês de Outubro, que já terminou... contamos as nossas presenças e faltas, através do Mapa Mensal de Presenças e também as luzinhas do coração, para procedermos ao registo com recurso a uma técnica diferente: a carimbagem.
"O processo de recolha, organização e tratamento de dados assenta na classificação, contagem e comparação. (...) Na vida do jardim de infância surgem muitas oportunidades de recolher, organizar e interpretar dados quantitativos a partir de situações do quotidiano e da realização de experiências e projetos. Cabe ao educador apoiar a formulação de questões a responder, a recolha de dados e a sua organização (conjuntos, gráficos, tabelas...)." (In: OCEPE, 2016: 78)

De tarde, foi tempo de Educação Física, numa animada sessão destinada à realização de jogos cooperativos.
"Ao jogar com os outros, a criança envolve-se numa diversidade de interações sociais propiciadas por diferentes formas de organização (individual, a pares, em equipas, tais como jogos de perseguição, de precisão, de imitação, etc.) que apelam não só à cooperação, mas também à oposição (...) situações que podem ser encontradas em muitos jogos tradicionais." (In: OCEPE, 2016: 45)

Finalmente, o lanche da tarde foi de festa, porque houve um aniversário na sala: o R. completou 4 anos! 
Chamamos a mana do 1º ano e festejamos todos juntos ;-)
Cantamos os parabéns e lançamos 4 foguetes ao ar!

Assim foi este dia, então até amanhã!



Comentários