Reis... da matemática ;-)

... foi um bocadinho do que fomos hoje :-) 
Ainda em torno dos Reis Magos e seus 3 presentes, passamos o dia matematicando!
A caixinha das surpresas trouxe-nos ouro (imitação), incenso e mirra (verdadeiros) para explorarmos com os 5 sentidos... (ou quase, porque não podíamos provar ;-)
A maior parte de nós nunca tinha visto mirra... 
- Parecem pedrinhas, é dura e cheira a chá!
O incenso cheirava a lavanda e quando se pôs a queimar inundou a sala desse perfume...
Com moedas e presentes (de brincar) partimos para a resolução de situações-problema, em dois pequenos grupos e de acordo com as idades:
As propostas foram feitas para nós e eram diferentes, umas para os mais crescidos e outras para os mais pequeninos... com o apoio das estagiárias conseguimos chegar à solução!
Ainda durante a manhã, fizemos um intervalo na matemática para um momento divertido em que assistimos a um Teatro, apresentado pela equipa da Biblioteca Infanto-Juvenil Municipal...
Tratou-se da história deste livro, dramatizada com muito bom humor, tal como é hábito com esta equipa ;-) Muito obrigada pela visita e até breve!
Uma bela lição para todos nós: somos todos diferentes, uns são bons numas coisas, outros noutras e o melhor de tudo é que não temos que ser todos bons na mesma coisa!

De tarde estivemos entusiasmados com a Caça ao Tesouro prometida, usando os presentes dos Reis que se espalharam pela Sala Fixe... onde estava o ouro? E o incenso? E a mirra?
A pouco e pouco fomos encontrando todos eles e, quando os juntamos no cestinho dos tesouros, partimos para a construção de um pictograma matemático:
A leitura do mesmo permitiu-nos responder facilmente a perguntas como estas:
- Quantas pedrinhas de ouro existem?
- E pauzinhos de incenso? 
- E saquinhos de mirra?
- Há mais pedrinhas de ouro ou pauzinhos de incenso?
- Qual o presente que há em mais quantidade? 
- E qual o que há menos? 
Paralelamente, a área dos projetos estava ocupada com quem quis fazer a sua coroa...
Mais uma vez, os 3 Reis estiveram presentes, agora através da carimbagem das mãos!
E a matemática também continuou por cá ...
Quanto ao sentido de número:
- Quantos reis (Mãos) a carimbar? Quantas coroas têm? E quantos bicos tem cada coroa? 
Quanto à noção cromática:
- Qual a cor da pele do rei da Europa? E do da África? E do da Ásia?
- Que cor vais escolher para a coroa que não seja repetida?
E ainda quanto à consciência corporal e à noção de lateralidade:
- Que mão escolhes para pintar? A esquerda ou a direita?
- Onde vais carimbar essa mão? Do lado esquerdo, do lado direito ou no meio?


Deu muito o que pensar...  este foi um dia bastante intenso!
Bom descanso para todos e amanhã, bem cedinho, não se esqueçam que temos que estar na escola, pois somos nós a iniciar a aula de música às 9h... e não se esqueçam também de trazer o livro para entregar na Biblioteca Municipal Itinerante, pois amanhã é a segunda quarta-feira do mês ;-)

Comentários