Música e matemática, ciência e movimento

Começamos com música, como sempre à quarta-feira ;-)
Desta vez, a professora Marisa trouxe-nos o boneco da cara verde, com uma face contente e outra triste/zangada... e logo aproveitamos para mimar essas expressões faciais:
A acompanhá-lo vinham duas músicas, também elas bem diferentes, que tivemos que identificar: Qual delas é triste? Qual delas é alegre? Fizemo-lo sem dificuldades!

Mas as visitas não se ficaram por aqui... bem escondidinho veio no mesmo saco um cão muito fofinho, que nos trouxe uma história acompanhada de música e movimento. 

Para o ajudarmos a adormecer acompanhamos com instrumentos (maracas, caixa chinesa, guiseiras e ovinhos) uma canção de embalar...
Era a mesma música que o Vicente se lembrava de ouvir a mãe a cantar quando era bebé...

Nana, nana, meu menino
Que a mãezinha logo vem...
Foi lavar os teus paninhos
Ao riínho de Belém!

E depois de o ouvirem cantar, muitos de nós se lembraram do mesmo. Parece que houve muitas mamãs fixes a cantarem-nos canções de embalar... somos uns sortudos! Terminamos a aula de cabecinha pousada, recebendo um beijinho do amigo cãozinho :-)

Depois do lanche e após mudarmos os mapas mensais, iniciamos o tratamento  de dados do mês passado: quantas presenças? quantas faltas? quantas luzinhas do coração acesas?
Desta vez, para construirmos os nossos gráficos de barras optamos pelo desenho. 
Assim, para representarmos o total de cada categoria, escolhemos os nossos elementos preferidos: houve bolas de futebol, quadrados, corações, bonecos, fixes e até estrelas...
Ainda replicamos mais uma vez a experiência da cobra negra, conforme tinha ficado prometido (a professora não se esqueceu de comprar a acendalha líquida) e também para os doentinhos que regressaram poderem conhecer... mas só conseguimos esta aqui, conseguem vê-la?
Está visto que não é uma piton, parece mais uma minhoca, com algumas filhinhas ;-)
Mas não foi por falta de tentarmos que não conseguimos e isso é o mais importante!
Nas áreas houve produções e brincadeiras, como sempre...
E o dia terminou com movimento: um dos jogos que fizemos foi o da macaca.
Então até amanhã... e muita atenção ao recado que seguiu hoje no vai-vem!
Todos terão de estar na escola a horas, porque o transporte não espera...

Comentários