Quadrados e quadradinhos...

Recomeçar... é o que fazemos todas as segundas-feiras, num novo dia, numa nova semana, mais um quadradinho a assinalar no calendário!|
Tentamos começar bem e hoje, logo após as novidades (que também incluíram quadrados, os do tabuleiro do jogo das damas, que vamos ter de trazer para a sala, pois parece que há quem já o saiba jogar) chegou a hora da história, que foi esta, também aos quadradinhos:
Podem conhecê-la aqui:


Parece ter sido uma boa escolha nesta semana de Carnaval... porque todos gostaram e:
- O Elmer é um elefante "aos quadrados" como os dos mosaicos que estamos a usar na técnica das máscaras!
- O Elmer é colorido, como o Carnaval...
- O Elmer e os seus amigos combinaram disfarçar-se de formas diferentes, como nós...
- Com ele aprendemos que é bom ser diferente, ia ser muito chato sermos todos iguais!

Após o reconto e a exploração do enredo, o registo foi mais uma vez "à escolha do freguês"... porque há quem ache que "não é muito fácil desenhar elefantes, principalmente aos quadrados!"
Os mais crescidos criaram cada um o seu código de cores, atribuindo uma cor diferente a cada número de 1 a 9. Depois foi só colorir cada quadrado, usando a cor atribuída a cada número! Houve quem se enganasse e atribuísse a mesma cor a dois números diferentes e depois vimos o resultado... não ficou tão bonito, para a próxima há que ter mais atenção!
Os mais pequenitos escolheram colorir, com cores variadas, diferentes modelos de Elmer; alguns são de montar, mas ainda não ficaram prontos...
Foi uma atividade que requereu empenho e persistência, que ainda estamos a desenvolver...
Ainda exploramos, no quadro, como se escrevia o nome deste elefante, pois alguns achavam que ele tinha o mesmo nome do prof. Hélder ;-)
Falamos no H, que é uma letra muda (e que por isso não se lê) eobservamos que todas as outras letras que compõem as duas palavras eram iguais, exceto uma: em vez de um M havia um D no nome do professor:
    ELMER
HELDER

Também brincamos e continuamos a criação das nossas máscaras de mosaicos...
Estão a ficar muito criativas e coloridas, tal como o Elmer :-)
O recreio ao ar livre também foi bem aproveitado... e esta semana parece que o tempo vai permitir que seja assim todos os dias! Até amanhã...

Comentários