- Porque é que não há o Dia do Homem? - As vozes das crianças.

Esta foi a questão que o Afonso colocou quando, na conversa da manhã, se falou sobre a comemoração do Dia Internacional da Mulher, que acontece esta semana, mais precisamente na quarta-feira, dia 8...
- Mas que boa pergunta! - respondeu a professora. - Vamos ver como hoje vão conseguir encontrar a resposta para ela... e sozinhos!
- Oh, explica, anda lá...
- Não vai ser preciso, vocês vão perceber... se não conseguirem, então eu explico.
E foi o que aconteceu depois de vermos esta apresentação, que foi preparada para nós (e partilhada no PRÉ Histórias, para muitos outros meninos e meninas):

Lá dentro está uma história muito antiga (de quando a professora tinha a nossa idade!) a que se segue uma nova história (a dos nossos tempos!)...
As conversas que surgiram como cogumelos foram muitíssimo interessantes...  pois para cada diapositivo que passava da história antiga, havia quem dissesse logo:
- Mas isso não é bem assim! 
- As meninas também podem... e os meninos também podem... 
- Isso agora é tudo ao contrário... essa história é mesmo antiga!
- Eu acho que essa história é muito má para as meninas!
Exatamente, tínhamos chegado ao cerne da questão. Antigamente havia muitas coisas que eram más para as mulheres, por isso é que teve origem o Dia da Mulher!
- Então já percebi porque não há o Dia do Homem, é porque não faz falta!
E então reescrevemo-la oralmente, com a continuação dos diapositivos, trabalhando (sem dar por tal) a construção da identidade de género e combatendo os estereótipos quando aos papeis sociais de homens e mulheres. Vimos que, afinal:
  • Não há brinquedos de meninos, nem de meninas; todos podem brincar com todos os brinquedos!
Quando a minha prima vem a minha casa eu gosto de brincar com as bonecas dela!
- E isso é mau?
- Não, é bom e eu gosto!
- E um dia, se calhar, vais ser pai e também vais ter de cuidar dos teus filhos...
  • Não há cores de meninos, nem de meninas; todos podem gostar das mesmas cores!
- Os meninos podem gostar de cor de rosa e as meninas de azul...
- Todos podem gostar de todas as cores do arco-íris!
- E assim são mais felizes :-)
  • Não há tarefas de meninos, nem de meninas; todos podem e devem saber fazer trodas as tarefas de casa!
- Na minha casa o meu pai e a minha mãe fazem tudo em conjunto!
- Na minha não, porque o meu pai chega tarde... por isso é a mãe que faz a comida!
- Mas na minha casa quando a mãe vai à ginástica é o pai que cozinha!...
  • Não há atividades/desportos de meninos nem de meninas; todos podem escolher a sua atividade/desporto preferidos!
- No meu ballet não há meninos, mas devia haver....
- Eu já vi na televisão um programa sobre meninos bailarinos, e dançavam muito bem...
- Pois, porque as bailarinas também precisam de um par!
- Por acaso lá no futebol somos todos rapazes...
- Porque a tua equipa é masculina. Sabias que também há equipas de futebol feminino, onde só jogam meninas? - explicou a professora.
  • Não há profissões de meninos, nem de meninas; todos podem escolher a profissão que mais desejam!
- A minha mãe é enfermeira, mas, sabes uma coisa? O chefe da minha mãe é um homem e também é enfermeiro!
- E eu quando vou à consulta tenho uma médica, não é um homem!
- Na ultima vez que andei de avião, quem estava a servir as bebidas eram homens, eram eles os hospedeiros, não havia mulheres...
- Eu quando for grande quero ser professor... como tu!
- E eu jogador de futebol... como o Ronaldo ;-)

Para além destas conversas tão interessantes, que nos ocuparam por longos minutos, também houve tempo para começarmos a preparar uma pequenina, mas significativa lembrança que escolhemos para as mulheres de lá de casa...
Tivemos que relembrar que nem todas as mulheres têm filhos, por isso nem todas são mães. Essas não podem comemorar o Dia da Mãe, mas podem comemorar o Dia da Mulher.
- Vamos lá pensar em mulheres que vocês conhecem que não são mães...
- As nossas estagiárias, a Joana e a Bárbara! ;-)
- Quando é que elas vêm cá?
- Pois, a Joana e a Bárbara já estão noutra escola, com outros meninos, agora mais crescidos, do terceiro ano... mas têm razão, elas são mulheres e não são mães.
E a propósito, pensamos também nas Mulheres da nossa Escola... mas isso fica para amanhã terminar!
Brincamos, claro, como não podia deixar de ser... não pode ser lá fora, mas foi cá dentro. Estamos a aprender, a pedido de alguns, a jogar às damas!
Na casinha das bonecas brincamos ao Carnaval que já passou e até houve por cá um Sr. Agente da Polícia muito atento a tudo o que se passava... 
O caleidoscópio que veio na caixinha das surpresas também encantou alguns de nós...
Enfim, foi mais um dia tranquilo na Sala Fixe :-)
Até amanhã!
Não se esqueçam que, para além de ser Dia da Mulher, é também dia de visita da Biblioteca Municipal Itinerante, por isso toca a trazer os livros requisitados no mês passado!

Comentários