A "Baleia Azul" (e a rosa e a verde...) mas também outros animais ;-)

A semana atarefada terminou hoje, com os últimos pormenores que faltavam finalizar para o Dia da Mãe que vamos comemorar no Domingo (não se esqueçam que têm que dormir duas vezes antes de entregar a prenda!)
No meio das conversas veio novamente a Baleia Azul, assunto que foi levantado há dois dias atrás, desta forma:
Ao ver uma camisola de um colega com algo parecido, o F. (5 anos) exclamou, entre o surpreendido e o assustado:
- A sério que já fazem camisolas com a baleia azul??? Olhem que isso é um jogo muito perigoso!!!
- Ouviste falar na Baleia Azul?
- Sim, é muuuuito perigoso, não se deve jogar!

- Tens toda a razão, mas não te preocupes, a imagem da camisola do A. não é disso, é apenas um tubarão...
- Ah, já estava a ver...

E ainda não tinha reparado na garrafa de água da I., que tem mesmo uma baleia azul no topo, com a palhinha a servir de repuxo...
Hoje aprofundamos o assunto e a professora explicou que a Baleia Azul não é um jogo, porque não tem nada de divertido. É uma forma que algumas pessoas arranjaram de controlar outros e fazer com que eles façam mal a si próprios! Chamam-se "curadores" e contactam as crianças e jovens pela internet, mandam-nos fazer coisas más e ameaçam-nos se não as fizerem :-(
- Essas pessoas não são boas...
- Deviam era chamar-se "matadores"!
Nunca devemos fazer mal a nós próprios, mesmo que alguém nos mande...
- E no fim eu ouvi dizer que mandam matar a si próprio!
(Caras de espanto e de algum receio ao redor da mesa grande)
Então, para aliviar um pouco o ambiente, tentamos mudar de assunto e logo a F. falou na Baleia Rosa, que tem desafios muito mais interessantes e que não fazem mal a ninguém, antes pelo contrário! E parece que também já por aí anda uma Baleia Verde... enfim, são os riscos da tecnologia, que têm que ser bem vigiados, atenção pais!

Mas outros animais, bem menos perigosos e muito mais reais e fofinhos marcaram o nosso dia: o professor Hélder encontrou hoje, ao vir para a escola, 5 cãezinhos abandonados e trouxe-os para a nossa escola. Foram lavados e alimentados e depois fomos conhecê-los:
Estavam um pouquinho assustados... mas nós não fizemos barulho e demos-lhes muitos miminhos, devagarinho e com muita calma.
Se alguma família fixe ou amiga quiser adotar um deles, por favor entre em contacto connosco, senão para a semana terão de ir para o canil... e são tão fofinhos!

Bom fim de semana a todos... mantenham-se atentos às novidades que serão publicadas acerca do Dia da Mãe :-)

Comentários