Procurando uma transição harmoniosa...

Hoje os fixes em idade de transitar para o primeiro ciclo foram conhecer o contexto da sala do 1º ano. Mas não sem antes partilharem a alegria unânime das suas mamãs no dia de ontem, quando receberam os seus presentes:
- Olha, a minha mãe adorou e depois meteu o telemóvel dela no saco-cama e não o tirou mais! A sério! Tocou 3 vezes e tudo e ela nem atendeu. Eu acho que recebeu um email e não foi ver, esteve sempre connosco!
Claro que não vai ser sempre assim, nem deve ser, mas ontem era mesmo um dia especial...
- Pois, as mães precisam de usar os telemóveis, por isso é que os compraram...
- Mas sem exagerar! ;-)
Só a C. e a L. não puderam entregar, pois as suas mamãs são muito corajosas e estão a caminhar até Fátima, desde a semana passada.
E depois desta breve conversa do acolhimento, os oito fixes mais crescidos despediram-se dos restantes amigos e lá foram, muito animados, com o prof. Hélder que os veio buscar.
Tiveram assim uma oportunidade para matar saudades dos colegas do ano anterior e também para se aperceberem de diferentes regras e rotinas e também participarem nas atividades propostas...
Como era dia de resolver um problema de matemática, também tiveram direito ao seu: entre algumas imagens de animais deveriam selecionar um conjunto que, no seu todo, tivesse 8 patas. Havia várias soluções e cada um teria que encontrar a sua... e até estava lá uma armadilha, pois no meio dos animais estava um golfinho!
- Os golfinhos não têm patas, só barbatanas...
Depois o M.B. foi registar no quadro as diferentes possibilidades que foram ditas...

Entretanto, nós por cá estivemos a organizar um montão de cartas, das diferentes coleções de supermercados que por aí surgiram: classificamos, seriamos por cores e depois contamos; vimos quem tinha mais, quem tinha menos e agrupamos em três recipientes diferentes, que depois etiquetamos, para facilitar a arrumação. 
Médios e pequenos saíram-se todos muito bem!
No planeamento da semana, dedicamos alguma atenção à Festa das Rosas, pois decorre já no próximo fim de semana e há que colaborar com a Associação de Pais nas tarefas solicitadas: este ano, para além do cartaz a construir em colaboração com a Sala dos Amigos, iremos decorar caixas de madeira.
Utilizamos marcadores multi superfícies, tendo em conta o pouco tempo disponível, mas também as nossas possibilidades concretas... desta forma cada caixa será - mesmo! - decorada por cada um de nós!

No tempo de recreio ao ar livre, observamos como os 5 cãezinhos abandonados, que passaram o fim de semana na nossa escola, "trabalharam" no Jardim Mágico das Flores...
É hoje o dia em que se vão embora para o canil, pois só um arranjou dono que o adotasse.

De tarde, os colegas mais crescidos deram continuidade (e alguns já concluíram) a atividade com o geoplano, que não tinham conseguido terminar de manhã...
Está quase tudo pronto para quarta-feira de tarde, quando lá voltarem, levarem  a tarefa concluída!
Assim foi o nosso dia de hoje...
Amanhã será outra vez dia de prova para os colegas do 2º ano mas quem vier já pode ir trazendo os livros para entregar na Biblioteca Municipal Itinereante, que virá na segunda quarta-feira do mês (depois de amanhã), como é habitual.

Comentários