Um dia suuuuper fixe ;-)

Foi este, o do nosso passeio escolar ;-)
Saímos à hora prevista a caminho da cidade do Porto...
Chegamos à Fundação de Serralves já um pouquinho atrasados, com pouco tempo para lanchar e fazer xixi ;-) mas teve que ser!
Recebeu-nos a Melissa, à entrada da exposição a Melissa e ajudou-nos a perceber algumas das obras de Joan Miró, sendo que a maior parte delas ainda não conhecíamos...
Observamos que Miró não fazia só pinturas... ficamos a saber que usava outros materiais, alguns bem estranhos, como sacos de serapilheira ou tapetes em vez de telas, alcatrão e leite em vez de tintas e até tesouras, facas e fogo, para abrir buracos nas suas obras!
Também fazia composições com tecidos, latas e cordas e até colagens, para além de pinturas sobre papel de jornal, por exemplo... era um artista muito criativo! 
Os seus quadros de fundo escuro representam a noite e os de fundo claro, o dia... e reconhecemos alguns elementos usados, como as estrelas e os planetas.
Subimos as escadas para ver as restantes obras em exposição, já sem a companhia da Melissa... e descobrimos que Miró também fazia escultura!
Ainda vimos um filme sobre a criação de uma obra e observamos que bonita é a casa de Serralves...
Fixes & Amigos em pose para uma foto de grupo... para mais tarde recordar!
Saímos para os jardins, que são lindíssimos e que percorremos a pé pelas sombrinhas por causa do calor...
Saídos de Serralves fomos almoçar... estava mesmo na hora!
O almoço foi num sítio especial, daqueles a que só se deve ir muito de vez em quando!
Mas hoje era mesmo um dia diferente e alguns de nós nunca tinham experimentado ir... ao McDonalds! E estavam muito curiosos de conhecer...
Fixes & Amigos soubemos esperar no nosso lugar, gostamos do hambúrguer e das batatas fritas acompanhadas com um sumo e também do gelado que comemos à sobremesa! Também gostamos muito do brinquedo que recebemos no final... e agora já todos sabem do que se está a falar quando se fala do MacDonalds. 
Além disso, como diz o ditado: Uma vez não são vezes!
Seguimos viagem até à Ribeira do Porto, vendo algumas coisas curiosas pelo caminho: Tuc-tucs, a Casa da Música e até dois guardas da GNR a cavalo na Avenida da Boavista!
Estávamos ansiosos pelo que se seguia: a visita ao Museu do Carro Elétrico:
Desta vez a nossa guia chamava-se Diana e explicou-nos muito bem tudo o que havia a saber... desde o Americano até à Zorra ;-)
Foi aí que apareceram duas peixeiras muito engraçadas, que queriam levar o seu peixe (que não era a sério, era de peluche) na vagoneta... eram tão engraçadas que nos fartamos de rir!
Aqui fica um pouquinho da sua atuação... sim, porque elas eram atrizes!

Já na parte de cima do Museu voltamos a encontrá-las, agora fazendo outras personagens, para mais um momento bem-disposto, onde ouvimos uma história, cantamos e dançamos todos juntos!
A visita terminou com a esperada viagem de carro elétrico até à Foz do Rio Douro...
Lá chegados, o condutor do elétrico, que se chama Guarda-freio, mudou o freio (travão) para o outro lado e os últimos passaram a ser os primeiros ;-)
Uma experiência de tal modo inesquecível que, à saída, saída dissemos ao senhor: 
- Nós não gostamos... nós adoramos!
Despedimo-nos então do Porto, mas não sem um lanchinho para aconchegar a barriga...
Com algumas sonecas pelo caminho, a viagem correu bem e chegamos todos direitinhos...
Estamos todos de parabéns, foi um dia 5*****
Agora é só banho, jantar e cama, que amanhã não é dia de folga ;-)

Comentários