A iniciar a semana, em tons de verde e amarelo...;-)

Começamos um novo dia e uma nova semana, a primeira completa na Sala Fixe... 
Contamos novidades e notícias do fim de semana e o cavalinho Kiko fez-nos companhia na canção do bom dia :-)
Mais uma vez, todos chegaram bem dispostos, sem vestígios de tristeza, de saudade, ou de outras emoções menos boas! E, por falar em emoções, o livro que hoje conhecemos falava sobre elas:
Neste tempo de adaptação a novas pessoas, a novos espaços e a novas rotinas, as  emoções andam mesmo à flor da pele, na procura do bem-estar de cada um...

As Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE) referem bem-estar como um "estado de conforto emocional da criança, que decorre da satisfação das suas necessidades, físicas, de afeto, de segurança, de reconhecimento e afirmação, de se sentir competente e de se sentir bem consigo própria, com os outros e com o mundo. Existe bem-estar quando as crianças (e adultos) se sentem bem, agem espontaneamente, estão abertas ao mundo e disponíveis, exprimem tranquilidade interior e relaxamento, mostram vitalidade e autoconfiança, convivem bem com os seus sentimentos e emoções e têm prazer em viver (Laevers et al., 1997, 2011)."

A verdade é que todos gostamos de monstros, por isso ficamos bem atentos, na hora da professora abrir e contar a história dentro do novo livro...
Começa com o monstro das cores muito baralhado, muito confuso, pois não sabe bem o que sente, tem as suas emoções todas misturadas, de tal maneira que ficou todo colorido!

Então deitamos mão à obra: desenhamos uma cara de monstro num saco de plástico e depois pegamos na cor de cada emoção (alegria/amarelo, raiva/vermelho, tristeza/azul, medo/preto e calma/verde) e toca a deitá-las lá para dentro, fechando com fita-cola para podermos misturar à vontade e assim fazermos também um monstro bem colorido!
Foi tão giro ver as cores misturarem-se e aparecerem outras novas e ver como os mais pequeninos, na sua maior parte,  já são capazes de as reconhecer e nomear :-)

Agora os nossos monstros de cores estão prontinhos e são todos diferentes... mas todos têm as emoções baralhadas, porque as cores estão todas misturadas!
Há monstros mais alegres, mais medrosos, mais calmos, mais tristes e também mais zangados... há monstros diferentes, tal como nós somos todos diferentes!

Amanhã vamos aprender a arrumar as emoções, tal como o livro de Anna LLenas nos ensina... 

A primeira emoção do livro é boa, é a alegria e representa-se pela cor amarela. 
Se tivermos em casa coisas pequeninas amarelas que representem coisas alegres, podemos levar para a sala (um recorte do sol, por exemplo...)

Houve tempo para brincar livremente... e construir espontaneamente colares com padrões matemáticos: - Vês este colar padrão? Tem um padrão: é vermelho, azul, vermelho, azul...
Também já começamos a distribuir as tarefas, a pedido dos mais crescidos... aqui está o V. a dar o leite aos seus amigos, no final da tarde, antes de ir para as AAAF:
Como se vê, foi mais um dia em tons de verde (calmo) e amarelo (alegre)
Até amanhã!

Comentários