Rasgar com Raiva e plantar na horta: o que fizemos no primeiro dia de Outono

A sexta-feira começou a cantar, como tem vindo a ser hábito, com a ajuda do amigo Kiko, o nosso cavalinho de pau...
Continuou com um novo jogo de cartas, em que começamos por observar as imagens e identificar o que estava a acontecer e depois fizemos pares:
Como a professora tinha dois conjuntos destas cartas, resolvemos oferecer um à Sala dos Amigos, assim agradecendo e retribuindo a gentileza que tiveram connosco. E se o pensamos, melhor o fizemos, com o embrulho na mão, lá fomos nós bater à porta do lado ;-)
Parece que gostaram, mas como era quase hora de almoçar, não tiveram tempo para experimentar!
Ao longo da manhã dedicamo-nos a fazer colagens de raiva :-) não sabem o que isso é? 
São colagens que fazemos sem usar a tesoura para recortar o papel, temos que o rasgar com força, o que nem sempre é fácil!
As expressões faciais de raiva foram aparecendo, é pena não as podermos mostrar bem...
Terminamos o frasco vermelho da raiva...
- Quando estamos zangados sentimos raiva!
Arrumadinhas dentro dos respetivos frascos estão já três emoções: alegria, tristeza e raiva. Adiamos o medo, a calma e o amor para a próxima semana... é preciso tempo para arrumar as emoções ;-)
Depois da sesta / recreio,  a tarde foi passada na Horta de Avós e Netos... sem avós, só com os netos! 
Em conjunto com a Sala dos Amigos dedicamo-nos a fazer plantações, neste primeiro dia de Outono! Plantamos cenoura, batata e couve:
Cavamos a terra, tiramos paus, pedras e folhas e plantamos tudinho, com a ajuda das especialistas, a prof. Paula e a Celeste...
 No final, regou-se tudo muito bem regado e lavou-se o chão da nossa horta ajardinada ;-)
Agora todas as semanas vamos cuidar dela, para que tudo cresça bem... e a tempo do Natal!
Vamos aproveitar para descansar e repor energias neste fim de semana.
Até segunda!

Nota:
Viver em Igualdade” é um jogo de cartas simples, produzido pela CIG, para crianças entre os 3 e os 9 anos. O jogo tem por objectivo introduzir no processo de aprendizagem das crianças as questões da Igualdade de Género, nomeadamente ao nível da divisão de tarefas e do uso de tempo para o lazer. Para mais informações ou para pedir um exemplar contacte cig@cig.gov.pt

Comentários