A "malta fixe" cresceu... e semeou bolotas, pois precisamos muito de árvores!

Hoje foi um dia especial, recebemos na nossa sala mais um fixe ;-) Já somos 18!
Junta-se a nós o G., de 3 anos, que chegou bem disposto e assim passou toda a manhã...
O camião dos bombeiros também deu uma ajudinha ;-) mas o G. chegou mesmo a dar uma consulta à professora e fez-lhe um tratamento... é que o sangue (do marcador vermelho estragado) era muito e o Sr. Doutor veio logo tratar e colocou um penso ;-)

Ao redor da mesa grande fizemos um jogo sobre as Famílias de Alimentos, que correspondem às fatias da nossa Roda dos Alimentos e que nos ajudam a conhecer os alimentos, para podermos fazer boas escolhas! 
 

Identificamos um por um todos os alimentos presentes e não foi difícil separá-los por grupos:
  • hidratos (pão, arroz, massa, cereais, batatas)
  • hortícolas (legumes)
  • frutas
  • laticínios (leite, queijo, iogurte)
  • leguminosas (ervilhas, feijões, favas) 
  • gorduras (azeite, manteiga, óleo)

Ao longo do dia conseguimos (finalmente!) terminar as últimas Galinhas Ruivas... obrigada Martinhas pelas vossas ajudinhas ;-)
Algumas seguiram para casa hoje, porque a mesa estava demasiado cheia: todas diferentes, mas todas giras ;-)
Ainda demos uma mãozinha à Galinha Ruiva, para resolver um problema: debulhou o milho todo, mas estava com dificuldades em arrumá-lo...
A cada prateleira correspondia um número diferente de grãos de milho... e os mais crescidos estiveram a tratar do assunto! Mas claro que também brincamos bastante...
O cozinheiro estava cansado, cozinhava sentado! 
A caixa das construções tornou-se assento, por causa de um construtor muito fatigado...
A biblioteca transformou-se numa escola, as meninas eram "a Juca" e os bonecos eram os meninos!
E o mais pequenito de todos deu-nos uma lição: quando terminou o seu trabalho, foi buscar a vassourinha e a pá e limpou tudo!
Mas para além das brincadeiras, houve ainda criações plásticas... como estas, na área da pintura, com muito boa disposição. E meninos médios muito crescidos, que já escrevem o nome sozinhos ;-)
E por falar em criações, lembram-se das de ontem? Arte com fruta? Pois algumas só ficaram prontas tarde, por isso só hoje tratamos de as comer! Não sobrou nem uma obra de arte...
Aproveitamos um intervalinho na chuva para ir buscar terra à horta e colocamos em prática o nosso propósito de semear bolotas, uma boa forma de ajudar o nosso país, neste ano em que houve tantos incêndios...
Um fixe = uma bolota semeada... ainda faltam 4 fazer a sua sementeira.
Foi assim o nosso dia, estava prevista a caminhada e visita à Padaria Firmino para fazermos pão, mas o tempo não o permitiu. Ficará para uma próxima oportunidade, com tempo mais seguro... até amanhã!

Comentários