Ciência com alimentos ;-)

Logo pela manhã houve Ciência com alimentos: a maçã e a batata e com elas uma nova experiência. Começamos por observar uma batata e uma maçã e encontramos várias diferenças: a cor, a forma, o cheiro... mas quando elas surgiram descascadas e cortadas aos bocadinhos dentro de um prato, essas diferenças já não existiam! Pareciam as duas iguais...

Foi então que realizamos esta experiência, em que usamos uma tina com água, uma batata e uma maçã, mas primeiro levantamos hipóteses sobre o que iria acontecer... houve quem achasse que a batata ia flutuar e a maçã não, e outros o contrário. Ninguém achou que iam afundar ou flutuar as duas. 

Então colocamos os pedacinhos de batata e de maçã dentro da tina com água e observamos o que aconteceu: a maçã flutuou e a batata afundou!
Para comprovar, colocamos também a maçã e a batata inteiras lá dentro... e aconteceu precisamente a mesma coisa: a batata afundou e a maçã flutuou!
- Porque será que isto aconteceu?
A explicação lógica que encontramos, foi a seguinte:
- A maçã é mais leve do que a batata, que é mais pesada!
Fomos então verificar se isso era ou não verdade, usando a balança de pratos:
- Afinal a maçã era mais pesada do que a batata!

Na verdade, isto acontece porque neste caso não devemos relacionar os objetos um com o outro (a batata com a maçã), mas sim (a densidade d)a maçã ou da batata com (a densidade d)a água. Foi o que procuramos colocar nos nossos registos.

A explicação em termos científicos, refere que: "não é a massa dos objectos que determina a sua flutuação, mas antes a relação das densidades do objecto e do líquido. A batata não flutua na água porque a sua densidade é superior à desta, enquanto que a maçã flutua, por a sua densidade ser inferior à da água". In: Brochura Despertar para a Ciência, p.11)
Guião da experiência disponível em:
Ao longo da manhã os materiais estiveram disponíveis na área das ciências para que pudemos experimentar livremente, protegidos por batas de plástico, para não ficarmos todos molhados!
Depois de organizarmos as produções da semana, fizemos outras coisas, como atividades de expressão...

Rasgar e colar papel foi o que fizeram os mais pequenitos, entre outras coisas...
Vimos livros na biblioteca, jogamos jogos da Bia & Kiko, decoramos corações para uma Fábrica de Corações, uma ideia da M., 
- Os corações são para vender e podermos oferecer às nossas mães! (o empreendedorismo em ação!)
Aprendemos a jogar um novo jogo: A roda dos alimentos do sabichão!
Terminamos (por agora...ainda faltam duas rimas!) o Quadro das Rimas dos nossos nomes com palavras ligadas à alimentação:
O G, que acabou de chegar, também quis semear a sua bolota e fazer a sua capa...
Nas rotinas diárias estamos cada vez mais autónomos e, no caso dos mais pequenitos, há sempre quem dê uma ajudinha... hoje, por exemplo, a canção do bom dia foi colaborativa ;-) e já conseguimos regar sozinhos as nossas sementeiras e plantas!
E quando a chuva parou, já perto do final do dia, ainda houve quem fosse dar um saltinho à Horta, para lá colocar o que veio de casa: couvinhas para plantar, trazidas pelos manos Portela:
Por hoje é tudo, a todos um bom fim de semana!

Comentários