Da música aos instrumentos (não de tocar, mas de gerir)

O nosso dia começou com música, bem cedinho, logo ao chegar à sala. 
É assim por cá, de 15 em 15 dias :-)
A prof. Marisa chegou muito preocupada, pois não conseguiu encontrar a sua pen, onde guarda as músicas fixes que nos traz... mas depois tudo se resolveu:
A culpada tinha sido a rena, coitadinha, era o seu primeiro dia de escola e estava um pouquinho nervosa e envergonhada, o que depressa lhe passou (que engraçado, também cá temos uma situação parecida, com o G, que acabou de chegar ;-)
Experimentamos as fitas saltitonas e foi uma alegria vê-las, tão coloridas, a dançar, a saltar e a rodopiar nas nossas mãos! Ficamos com vontade de mais... mas era hora de lanchar!
E querem saber uma novidade boa? 
Ao lanche da manhã já (quase, quase) todos comem fruta!
Continuamos as nossas brincadeiras e projetos e assim concluímos o nosso Quadro das Luzinhas do coração:
Nestes dois corações (o de cima, grande e brilhante e o de baixo, mais pequeno e triste) distribuímos os fixes, ao final do dia, quando fazemos a avaliação. De fora, ficam os que nesse dia faltaram ao jardim.
Conforme vai sendo necessário, vamos construindo um outro instrumento de gestão partilhada do grupo: o nosso Quadro das Regras, que já conta com mais algumas...
Ficou ainda pronto o Quadro dos Nomes, onde cada um de nós pode ir buscar o seu cartão, se necessitar de ajuda para escrever o nome nas suas produções (exceto os mais pequenitos, para já...). Este instrumento promove a autonomia e também nos ajuda a perceber que existem diversos tipos de letra (IMPRESSA MAIÚSCULA, Impressa minúscula e manuscrita)
Ainda em construção está o registo das rimas dos nossos nomes, com palavras ligadas à alimentação... ontem fizemos as pesquisas de imagens:
E hoje escrevemos os nomes e começamos a colá-las...
De tarde,  grandes e médios dedicaram-se ao recorte e à colagem. 
A proposta era construir uma refeição saudável e/ou uma refeição pouco saudável:
Enquanto isso, os mais pequenitos fizeram desenho... alguns de formas muito curiosas ;-)
Hoje foi assim... e a manhã já é dia de arrumarmos as nossas produções. Até lá!

Comentários