Das vassouras à história, passando por uma poção mágica e terminando com matemática...

Logo pela manhã começaram a chegar à sala as vassouras de Halloween mais fixes de todas!
A proposta, feita pela Associação de Pais, está a ser muito bem acolhida :-) tal como é costume por aqui... 
Pela amostra que já chegou, as famílias fixes usaram de muita criatividade... veremos amanhã as restantes, mais as das outras salas que vão chegar para o concurso.
Entretanto, como é habitual à segunda-feira, a hora do conto trouxe-nos esta história, contada através de um tapete de histórias:
Devagar, devagarinho, foram saindo do grande chapéu as várias personagens de "Desculpa, por acaso és uma bruxa?" que tomaram o seu lugar no tapete, onde se passou o enredo:
Outras tantas ocuparam também lugar no nosso flanelógrafo...
E qual não foi o nosso espanto quando vimos que, de dentro do chapéu, saía ainda mais alguma coisa... uma receita!? De que será? 
- A sério? Mesmo a sério que esta receita é de uma poção mágica? 
Aquilo que nós queríamos fazer e que estava já registado do Diário de Grupo... que fixe ;-)
E era mesmo uma poção mágica! 
- Mas, para fazer o quê?
Todos sabemos que o Dia das Bruxas é uma altura em que se comem muitas guloseimas, daquelas cheiínhas de açúcar (o tal que nem sequer aparece na roda dos alimentos porque não é nada saudável)... mas esta poção mágica prometeu resolver o problema, porque vai fazer gomas saudáveis :-)
Só precisamos de um caldeirão (uma panela também servecolocado ao fogo (neste caso, um bico elétrico), onde se põem a ferver 400 ml de água do lago (da torneira também pode ser). Juntam-se dois pacotes de pózinhos de perlimpimpim (mais conhecidos por gelatina, de dois sabores) e quatro folhas de abracadabra (gelatina em folha). Mistura-se tudo, muito bem misturadinho e deita-se nas formas, que vão ao frigorífico.
Amanhã veremos se esta magia resulta!
Entretanto fomos preparando bolsinhas para as guardar, em forma de abóboras, feitas em feltro. Como o tempo era pouco, a Marta trouxe tudo adiantado e só precisamos de coser à volta do feltro... o que foi um exercício interessante para todos, principalmente para os mais pequenitos ;-)
O dia terminou com o jogo matemático "a moldura do 10", desenvolvido em pequenos grupos ou pares: o dado marcava a quantidade (número) e do saquinho saía a imagem: chapéu de bruxa ou gato preto?
Depois era só registar nas nossas molduras do 10 o número que tinha saído: primeiro foi o 3, depois o 5, a seguir o 1 e, por fim, o 2... colocando os símbolos nas posições certas:
Através da entreajuda entre os elementos de cada grupo (com uma ajudinha extra dos adultos aos mais pequenitos, que se nos juntaram quando acordaram da sua sesta), todos conseguimos concluir a atividade com sucesso, o que permitiu abordar algumas competências matemáticas:
- Desenvolver o sentido de número
- Efectuar contagens 
- Reconhecer os numerais de 1 a 10 
- Usar a correspondência termo a termo (identificar a posição dos círculos na moldura e na folha de registo)
- Explorar e reconhecer diferentes representações do mesmo número (identificar a quantidade de símbolos e reconhecer a disposição espacial dos mesmos).  

Durante o recreio ainda aproveitamos para semear chuchu, uma fruta muito saudável que pode vir a enriquecer a nossa sopinha! Fruta na sopa... que engraçado!
Hoje foi assim, amanhã será diferente, pois é um dia muito especial, o Dia das Bruxas ou Halloween. Se quiserem saber mais sobre a origem desta comemoração, espreitem aqui.
Atenção ao vai-vem... e até amanhã!

Comentários