"Castanhando"...

É o mesmo que dizer: brincando  e aprendendo com castanhas :-)
Primeiro com a matemática...
A atividade que veio na caixinha das surpresas era simples: tínhamos que pendurar em cada fio, o número de (molas de roupa com) castanhas correspondente ao algarismo indicado na castanha grande. 
Já na seguinte, podíamos fazer o mesmo mas de outra forma, colocando em cada prato a quantidade de castanhas correspondente ao número que lá estava:
Os carimbos ajudaram-nos a sistematizar (registando no papel) a relação entre a quantidade e o número, pois tivemos que pensar bem quantas vezes carimbamos a castanha para cada um deles, de 1 a 10.
Mas nem só de matemática se fez o nosso dia... 
Também recorremos à expressão plástica para decorar as nossas castanhas e novamente à motricidade fina para as recortar/picotar e assim destacar da folha. Vão servir para construir um mobile, quando estiverem todas prontinhas!
Na hora da novela foi lido o IV Capítulo do livro da Missão Pijama:
Seguindo-se o reconto e registo gráfico individual deste e de alguns capítulos em atraso... 
Quase todos terminamos (apenas grandes e médios):






E o nosso dia foi assim, não há mais nada a contar... apenas recordar que amanhã teremos que vir equipados e trazer o livro da Biblioteca Itinerante (quem requisitou no mês passado). Também queremos desejar as melhoras a nossa estagiária Marta A. que está doentinha da garganta e teve que ir embora. Beijinhos e volta depressa!

Agora, a propósito das atividades que desenvolvemos, fala um bocadinho a nossa educadora:
Hoje entraram em ação habilidades como a atenção, a concentração, a identificação de quantidades através de diferentes formas de representação (contagem, escrita de número) e também a motricidade fina, com destaque para o movimento de pinça que foi exercitado na preensão de molas de madeira (tal como o é também noutras atividades do dia a dia). Trata-se do movimento ilustrado na imagem, realizado entre o polegar e o indicador, e que nos permite pegar em objetos pequenos:

A capacidade de realizar este movimento de pinça corretamente tem impacto, por exemplo, na aquisição da escrita, como podem ler clicando aqui.
Trata-se de um movimento que favorece a preensão correta do lápis (ou de outros utensílios, como a tesoura ou o pincel, o garfo, a faca ou a colher...) que é também uma habilidade muito importante, e que se vai desenvolvendo (dependendo da criança) de acordo com esta escala:
Compete a pais e educadores estarem atentos à forma como a criança o faz, ajudando-a a evoluir, uma vez que se torna mais difícil depois corrigir posturas menos corretas.

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