Da matemática ao empreendedorismo... a criatividade em ação

Hoje começamos o dia ao contrário, primeiro fomos brincar...
E só depois reunimos o grande grupo para abrir a Caixinha das Surpresas, que nos trouxe uma atividade matemática com Blocos Lógicos...
Para alguns foi o primeiro contacto com este material, por isso houve tempo de sobra para explorar e, assim, descobrir as 3 cores, 4 formas, 2 tamanhos e 2 espessuras que o compõem.
Não demorou muito a começarmos a criar, com as formas, composições bem diversificadas, numa atividade realizada a pares...
Formamos conjuntos de peças pelos seus 4 atributos: conjunto de peças amarelas, conjunto de retângulos, conjunto de peças grandes, conjunto de peças finas e por aí fora...
Jogamos também ao descobre a peça, atributo a atributo e encontramos a pretendida seguindo as pistas: não é amarela, não é azul, é vermelha; não é um círculo, é um triângulo; não é pequena, é grande; não é fina, é grossa: era um triângulo, grande, vermelho e grosso!
Ficamos cansados e ainda tivemos que arrumar tudo nas caixas (nos sítios certos!) e conferir se não faltava nenhuma... que trabalheira!
Entre tantas criações não podiam faltar casas... e as casas na árvorecom escadas, chaminé e até um baloiço! 
Como se vê, o nosso projeto de empreendedorismo está bem vivo, enquanto aguardamos a resposta ao email enviado a pedir autorização à Câmara Municipal. 
E a ele nos dedicamos já de tarde...
Definimos o nome (após votação para decidir entre as sugestões que demos) vai chamar-se Casa dos Sonhos; o desenho escolhido para o representar será o do A, pois tem a casa à volta do tronco e não lá em cima, na copa da árvore que é muito alta, porque é perigoso!
Também iniciamos o preenchimento da ferramenta de planeamento e avaliação e o líder deste projeto (o E, que deu a ideia original, adotada depois por todo o grupo) foi à sala do 1º e 2º anos convidar a Carolina a deslocar-se à Sala Fixe amanhã, para falar sobre a experiência de construção da sua casa na árvore. Era esta, lembram-se?
Por hoje é tudo, até amanhã!

Comentários