Outono em tons castanhos... mas não só!

Mais uma semana a começar... e logo pela manhã foi hora da novela: o III capítulo de "O botão invisível" esteve em cena, hoje, na Sala Fixe ;-)
Só mais tarde, no final das rotinas diárias, nos juntamos com a Sala dos Amigos para uma atividade conjunta, planeada pelas nossas estagiárias: um teatro de fantoches da História da Maria Castanha!
Porque gostamos de fazer coisas juntos e assim desenvolvemos o espírito de equipa, a capacidade de entreajuda e aprendemos a crescer em comunidade e também porque as nossas educadoras consideram importante trabalhar em colaboração... já dizia Ray Kroc:

"Nenhum de nós é tão bom
Quanto nós todos juntos!"

Depois de conhecermos e/ou recordarmos esta história tão velhinha, foi a nossa vez de a dramatizarmos... em equipas mais pequenas, só com quatro elementos, dois de cada sala:
Foi bastante divertido!
De regresso à sala, elaboramos o livro de aniversário da S. que hoje cumpriu 6 anos e depois demos continuidade aos registos em BD dos capítulos da novela... entretanto também houve outras coisas a acontecer nas áreas da sala: o Sr. Dr. lesionou-se!
E o Mickey, que a S. criou na semana passada, hoje ganhou uma companheira: a Minnie, pois claro ;-) criada com iniciativa, empenho e muita imaginação!
Depois do intervalo de almoço dedicamo-nos a decorar, como cada um quisesse, a sua castanha, para compormos conjuntamente um mobile de São Martinho: houve quem pintasse, quem rabiscasse, quem colasse casca de castanha...
Quem conseguiu terminar recortou-a ou, no caso dos mais pequenitos, picotou a sua castanha, para assim a destacar da folha. E como por cá, quando não se consegue fazer sozinho, pede-se ajuda, há sempre alguém mais competente (ou seja, mais crescido) disposto a dar uma mãozinha...
Chama-se a isto, trabalhar na zona de desenvolvimento próximo (um conceito desenvolvido por Vygotsky) uma estratégia que nos ajuda a crescer! 
Mesmo assim não houve tempo para terminar e a nossa mesa grande ficou cheia de castanhas... de todas as cores!
Afinal quem é que disse que as castanhas têm de ser todas castanhas
Elas até nem são castanhas, já o diz a lengalenga:

"A casca da castanha é castanhinha.
Descasca a castanha, bem descascadinha,
E verás que a castanha, 
Não é castanha, é amarelinha!"

Para não variar o dia terminou, mais uma vez, em festa! 
Comemoramos todos juntos o aniversário da S. e nota-se que cada vez somos mais: hoje chegou mais um amigo, desta vez para a Sala dos Amigos :-)
Reunimo-nos para partilhar bolinho de limão caseiro e que bom que estava! 
Obrigada a esta família fixe :-)
Houve parabéns, palmas, aferriá e foguetes a acompanhar, como não podia deixar de ser.

Por hoje é tudo, até amanhã... e atenção aos vai-vens!

Comentários

  1. Eu conheço esta
    Descasca a casca castanha da castanha
    e verás
    que dentro da casca castanha da castanha
    há uma casca castanha da clarinha

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.