Do eTwinning à Oficina do bacalhau... passando por muitas outras coisas!

Depois de um fim de semana prolongado, regressamos  à sala e contamos quantas meias do Calendário do Advento teríamos que abrir: eram 4, uma por cada dia do fim de semana e mais a de hoje!
  • Meia N. 8, do M. trazia uma linda história sobre o Advento, que falava de 4 velas, a acender uma por semana até ao Natal, cada uma de tamanho diferente: maior a primeira a acender, e por aí fora, até à mais pequenina, a acender na última semana. O objetivo é que todas cheguem até ao Natal. Fomos consultar o calendário apra ver quantos domingos de dezembro já passaram, eram dois, por isso acendemos duas velinhas, a maior e a outra logo a seguir (o pai e a mães, segundo alguns ;-)
  • Meia N. 9, do D., trazia um anexo dentro de um saquinho: este livro de Natal, cuja história conhecemos já de tarde, depois da sestinha :-) e algumas imagens alusivas ao Natal, para colorir.
  • Meia nº 10, da S., vinha com uma bonita poesia e uma anedota de Natal! 
  • Meia nº 11, da MJ, trouxe um presente para a sala, era uma afia muito fixe e também outros presentes (doces) para todos nós... mas é só desta vez!
Na hora do conto bateram à porta, a professora foi abrir mas não estava lá ninguém!
Apenas um saco, parecido com o do Pai Natal e lá dentro um presente... era um livro :-)
"Feliz Natal lobo mau" era o título, que achamos um bocado estranho... este livro de Clara Cunha conta uma história engraçada! 
Então não é que o lobo mau confundiu o Pai Natal com a Capuchinho Vermelho? E apareceram também os 3 porquinhos e a velhinha da cabaça pelo meio... de tal forma que fomos espreitar ao Youtube a história "Corre, corre, cabacinha" para percebermos melhor...
Ao longo do dia demos continuidade aos empreendimentos que temos em mãos... colamos a areia para fazer o chão do parque, avançando assim na construção do protótipo da nossa "Casa dos Sonhos"
Os mais pequenitos tiveram uma atividade só para eles ;-) 
A proposta era decorar um pinheirinho de Natal de feltro com pompons, usando os dedos ou uma pequena pinça. O objetivo era esse mesmo, treinar o movimento de pinça, que ajuda a pegar no lápis e no pincel como deve ser. Alguns conseguiram já associar ao número, a quantidade de pompons a colocar ;-) 
A reportagem mais completa sobre esta brincadeira está neste slideshow:


Para terminar os postais do nosso projeto eTwinning "Sharing Christmas Wishes" faltava a mensagem no interior, que estivemos a decidir, pensando no que é mais importante para todos no Natal... depois a professora traduziu para inglês (uma língua que todos os parceiros percebem) e escreveu no computador os nossos votos de Natal para todos eles.
Prontos os postais, foi altura de localizarmos os nossos 12 parceiros no Mapa da Europa, assim como houve que colocar tudo em envelopes e colar os endereços.
No final do dia a professora foi aos CTT entregar tudo e já vão a caminho 12 postais, para 12 parceiros eTwinning distribuídos por Espanha, Grécia, Itália, Polónia e Turquia.
Aguardem... que nós vamos aguardar a chegada dos vossos!

Ainda voltamos à Oficina do Bacalhau (aquele espaço entre as salas onde Fixes & Amigos têm trabalhado em parceria) para fazer a aplicação da camada de gesso:

Por isso a seca hoje foi na horizontal ;-)
Assim foi o nosso dia e não foi uma seca, foi bem animado e produtivo!

Comentários