Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

sexta-feira, 24 de março de 2017

"Desenhar a metro"... e manter bonita a nossa horta :-)

... foram as atividades a que dedicamos mais tempo hoje.
O último dia útil desta semana começou como habitualmente, com todos em grande grupo e ao redor da mesa grande, onde organizamos, distribuímos e contamos as nossas produções, decidindo o seu destino: capa ou portefolio. Também finalizamos o placar onde está a nossa "Primavera a mexer"...
Houve que dedicar algum tempo a finalizar os registos da atividade "As máscaras do leite" do Programa PASSEzinho, que realizamos ontem...
Com alguma ajuda, todos conseguimos representar o vivido, identificando as máscaras do leite que ontem descobrimos.
E dedicamo-nos com entusiasmo a fazer... desenho a metro!
Desenhamos com crayon de cera de abelha, sobre papel de rolo, do tamanho que quisemos.
Depois do desenho pronto, foi só cortar a folha ao tamanho certo.
Foi uma experiência diferente, num suporte diferente e com materiais de escrita diferentes... claro que os resultados foram também diferentes do habitual!
Quem já experimentou, gostou, de tal forma que todos decidiram colocar estes desenhos a metro nos seus portefólios :-)
De tarde e apesar de algum frio, com os casacos vestidos  logo de pois do recreio fomos fazer manutenção à nossa Horta de Avós e Netos: havia que cavar, retirar ervinhas, paus e pedras e plantar mais algumas couves... 
Verificamos o estado do compostor e colocamos pauzinhos sobre as cascas de fruta e restos de vegetais, alternando as camadas para produzir o composto...
No final varremos e limpamos tudo, para a horta ficar bem organizada e bonita!
Foi mais uma semana que terminou, esta com todas as luzinhas do coração bem acesas e brilhantes... em todos os dias! Até houve foguetes... que felicidade! ;-)
Bom fim de semana!

quinta-feira, 23 de março de 2017

PASSEzinho, com a Sala dos Amigos

Como sabem, este ano participamos no Programa PASSEzinho, que é a parte do programa PASSE (Promoção de Alimentação Saudável em Saúde Escolar) dedicada aos jardins de infância e que visa promover a adoção de comportamentos promotores da saúde.

Hoje o dia incluiu duas atividades de Alternativas Saudáveis, as quais permitem trabalhar competências de decisão por parte das crianças e que realizamos em conjunto com a Sala dos Amigos: de manhã eles vieram à nossa sala e de tarde fomos nós à deles ;-)

Sabemos que o leite puro é branco e tem um sabor muito próprio, que não é doce. 
Por isso, por vezes misturamos-lhe outras coisas, que lhe dão sabores e cores diferentes: são as máscaras do leite e fomos descobri-las:
No total descobrimos 6:
Da opção menos saudável para a mais saudável, cá estão elas:
Leite com muito chocolate, leite com açúcar, leite com café, leite com pouco chocolate, leite com cevada, leite com morango e, claro, o leite branco simples.
No registo individual que fizemos depois, decidimos qual/quais a/s alternativa/s mais saudáveis aos diversos tipos de leite:
 (6 anos)
 (5 anos)
(3 anos)
Ficaram ainda vários por terminar, pois é necessário tempo e concentração para o fazer bem feito... mas amanhã tratamos disso!

A outra atividade decorreu de tarde, desta vez na sala do lado, onde conversamos sobre a publicidade que vemos aos alimentos, principalmente na televisão e nos panfletos de supermercados...
Conversando, chegamos à conclusão que os alimentos mais anunciados não são os mais saudáveis... e que esses, coitados, nunca aparecem na publicidade!
- "Então e eu? Também quero publicidade!" - podiam perguntar os alimentos saudáveis ;-)
E com toda a razão, por isso nós fizemos-lhes a vontade, escolhendo os que iriam ser anunciados por nós...
Organizamos quatro pequenos grupos de trabalho, um por cada alimento saudável e os escolhidos foram: banana, frango, couve e ovos.
Estes são os cartazes publicitários que construímos, na companhia da Maria PASSEzinha, a nossa mascote neste programa:
Por hoje é tudo... até amanhã!

quarta-feira, 22 de março de 2017

Primavera a mexer, com música e movimento... a felicidade continua ;-)

Bem cedinho pela manhã chegou a prof. Marisa, para mais uma aula de música... a Primavera deu o mote, com a continuação da história musical da Ana e do Fausto, que acompanhamos com instrumentos musicais...
Seguimos com a Primavera de Vivaldi, um compositor que já morreu há muitos anos, mas que nos deixou uma grande obra musical. 
Mas como chegou aos nossos dias? 
Se naquela altura não havia vídeo, nem gravador, nem televisão...?
Deixou a música escrita, não com letras, nem com números, mas com símbolos de notas musicais!
Aprendemos a sua forma e porque se escrevem assim... e na próxima aula vamos continuar!

Entretanto e fruto do nosso trabalho colaborativo empenhado na área dos projetos...
... a mesa grande foi ficando bem preenchida com os diversos componentes da nossa "Primavera a mexer": lagartas, borboletas, flores e árvores...
Por isso iniciamos, em conjunto com a Sala dos Amigos, a preparação do cenário: céu e chão foram esponjados e ficaram a secar para amanhã podermos montar o nosso placar comum.
De tarde, o tempo foi dedicado a mexer o corpo: deslocamentos e equilíbrios foi o que exercitamos...
Isto para além de outros movimentos divertidos, como saltitar com a bola de orelhas... 
E aprender a dar cambalhotas, com supervisão!
Foi mais um dia... adivinham? Feliz, pois claro ;-)
E amanhã haverá mais!

terça-feira, 21 de março de 2017

Comemorações... em modo felicidade!

O dia internacional da felicidade foi ontem, mas por cá decidimos continuar a ser felizes... todos os dias! Começamos por este, que se apresentava cheio de comemorações:

  • Dia da Árvore e da Floresta... porque as árvores são nossas amigas!


Há muitas coisas que as árvores nos dão e nós conseguimos referir as mais importantes, tais como flores, frutos, folhas, sombra, madeira, ou cortiça, que serve para fazer rolhas e os placares da nossa sala e ainda o ar puro, o oxigénio, sem o qual não podíamos respirar!
Sabemos que as florestas são muito importantes e que devemos protegê-las e não causar incêndios que queimam tudo... por isso não se deve fazer fogueiras, nem fumar na floresta.
E continuaremos mais à frente...
  • Dia da Poesia... costumamos associar a poesia às rimas, que usamos muitas vezes para distribuir as tarefas, com recurso às diversas rimas de cada nome.
Mas hoje a professora trouxe-nos uma poesia divertida, escrita por Luísa Ducla Soares, uma autora de livros para crianças e chamada:
Descobrimos as suas rimas, bem como tudo o que o menino do contra fazia ao contrário ;-)
Aprendemos que a poesia também pode ser engraçada!

E na caixinha das surpresas, rotina de terça-feira, encontramos um jogo há muito aguardado: o puzzle redondo das 4 estações, que conseguimos montar por equipas, uma para cada estação:
Já ontem tínhamos conseguimos montar outro puzzle novo (e sem imagem!) que nos foi oferecido por uma família fixe de outra geração. Estamos a ficar peritos!

De volta a "por a Primavera a mexer" e depois de termos finalizado as borboletas e as lagartas, continuamos hoje com as árvores e as flores, usando a mesma metodologia:; dividimo-nos em pequenos grupos:
Amanhã continuaremos, porque de tarde tivemos outra ocupação:
Fomos comemorar o Dia da Árvore fazendo o que deve ser feito: plantar árvores!
Sob proposta da Associação de Pais e com a colaboração da Junta de Freguesia, todos juntos (EB1/JI) deslocamo-nos a um terreno municipal onde cada turma plantou a sua árvore. 
Estas cinco árvores irão fazer parte de um jardim, que irá nascer ali mesmo. 
Mais um jardim, na Terra da Flor ;-)
Obrigada aos nossos parceiros, por esta oportunidade de darmos o nosso contributo!
Mais imagens destes momentos no slideshow que se segue:


O dia terminou com a comemoração do 4º aniversário do R. que está a ficar muito crescido!
Foi mais um dia muito feliz... apesar da virose que por cá continua a fazer estragos e a motivar que neste dia só fossem felizes no Jardim uma dúzia de fixes...
Até amanhã... e continuem a ser felizes!

segunda-feira, 20 de março de 2017

Muito felizes... a pôr a Primavera a mexer! :-)

As novidades foram todas compostas com notícias dos momentos de entrega dos presentes aos pais e suas reações ;-) 
Parece que todos os papás fixes ficaram felizes e esse era mesmo o nosso objetivo!
E por falar em felicidade, dizem que hoje é o dia internacional dela... mas nós preferimos ser felizes todos os dias e não só a 20 de março ;-)
De qualquer forma, o assunto deu o mote para a conversa...  e estas são as nossas conceções:
Depois entramos em Missão Primavera, conversando sobre a nova estação que hoje chegou e o porquê disso acontecer...  falamos do movimento da Terra à volta do sol (que já tínhamos conhecido no ano passado, com o projeto da Terra) e do Equinócio da Primavera, que é, basicamente, uma determinada posição em que o nosso planeta se coloca em relação ao sol:
Logo de seguida começamos a por a Primavera a mexer... pois parece que veio um pouco envergonhada! Tanto sol na semana que passou e hoje estava tudo nublado?
Decidimos fazê-lo de uma forma colaborativa (com recurso ao trabalho de equipa) e divertida. Dividimo-nos em dois pequenos grupos, cada um com uma missão (que escolhemos): construir uma lagarta que mexe, ou uma borboleta que voa...
Escolhemos cores, contornamos formas, recortamos, colamos e montamos os bichinhos escolhidos... de tal forma que, quando ficaram prontos, estavam lindos e coloridos:
E melhor ainda... mexiam-se como se pode ver  nos vídeos:-)
video

video
video

video
Com elas vamos contar a história que hoje conhecemos na Hora da História, mais uma que a professora criou para nós e pôs no seu outro blogue PRÉ Histórias:
Mas só amanhã, pois hoje estivemos a pôr tudo prontinho!
E não fosse a virose que por cá anda de novo (a adoecer a malta fixe com febre, dores de barriga e vómitos) este teria sido um dia mesmo, mesmo FELIZ! Assim foi-o menos um bocadinho, pois terminamos o dia só 10...

Mas ainda pensamos, na hora do lanche da tarde, de que cor será a felicidade...?
- Amarela! - disse o R.
- Pois, já sei porque escolheste essa cor - disse logo o V. - por causa do fixe da nossa sala!
- Claro, mas também pode ser por causa do sol!
- Podia ser azul... - acrescentou o V. (um portista convicto!)
- Pois, por causa do Porto, queres tu! - devolveu o R.
- E também por causa do céu e do mar... - acrescentou o F., apaziguando.

E houve logo quem decidisse desenhar a felicidade, curiosamente, sabem que cores usou?
Muito amarelo e só uma beirinha de azul! :-)
Assim foi este nosso dia, muito tranquilo e muito feliz.
Prometemos que assim iria continuar, em casa com a família...
Até amanhã!

domingo, 19 de março de 2017

Feliz Dia do Pai - parte 2

E agora a segunda parte do presente...  aquela que não levamos para casa!

Podem ver agora aqui, a prenda musical que preparamos para todos os papás, desta vez em conjunto, fixes e amigos :-)


Esta é a canção da qual partiu a inspiração para o presente que receberam...

Agradecemos a colaboração da Alda Casqueira Fernandes, que fez a canção para nós e da Marisa Carvalho, que connosco colaborou nos ensaios e gravação.

Um resto de dia muito feliz a todos os pais, cheio de miminhos, mas sem pica-pica ;-)

Feliz Dia do Pai - parte I

Esperando que toda a malta fixe tenha conseguido esperar por dormir duas noites (tal como combinamos!) antes de entregar as surpresas a estes pais tão fixes e amigos...
Aqui fica a revelação:
Este presente que preparamos vai ajudar os papás fixes e amigos a ficarem muito mais macios e suaves, para nos poderem dar ainda mais colinhos, abraços e beijinhos... 
mas sem pica-pica! 
É um avental da barba e, para perceberem melhor, basta seguirem o nosso conselho:
E parece que é divertido usá-lo! ;-)
Criá-lo foi o resultado deste processo de trabalho, a que nos dedicamos com empenho, inspirados na canção que a nossa amiga Alda criou a pedido da nossa educadora.
Fizemo-lo com carinho e muito amor no coração: pintar pés e mãos, carimbá-los, carimbar o texto, preparar o postal barbudo e um embrulho cheio de bolhinhas...
... só mesmo para ti, PAI.
Já, já a seguir, não percam a segunda parte... é que essa não foi para casa, só podem vê-la aqui mesmo!

sexta-feira, 17 de março de 2017

Tudo pronto... foi tempo de relaxar :-)

Depois de organizarmos todas as produções da semana, dedicamo-nos a finalizar alguns pormenores dos presentes para os nossos pais... faltava ainda aplicar a técnica das bolhinhas!
Com elas decoramos os embrulhos... e até o Sr. Agente da Polícia quis experimentar ;-)
Houve bolhinhas pequeninas...
E bolhas gigantes... como esta última, que o T. conseguiu, com muito treino e soprando devagarinho! Depois de seco ficou tudo pronto para levar para casa... 
(deixamos aqui um agradecimento especial à Lídia, que hoje até chegou mais cedo, para nos ajudar a por tudo prontinho!)
Mais do que isto não podemos revelar... só no próximo domingo!
Se quiserem saber, terão de vir espreitar.
Todos os papás fixes e amigos receberão nesse dia a sua prenda musical; passem por cá e poderão assistir ao vídeo que preparamos para vocês :-)

O resto do dia, aproveitando o bom tempo e a vontade de brincar livremente foi mesmo de lazer... houve brincadeiras no baloiço de pneu:
Aos poucos e com a prática vamos arriscando mais um bocadinho:
- Olha, de pé!
- Estamos a voar!
- Olha, sem braços!
(Ainda não foi desta que ouvimos - Olha, sem dentes! -  e ainda bem)
Aproveitamos para recolher todos os pauzinhos caídos das árvores e fazer assim uma bela limpeza ao nosso Jardim mágico das flores... afinal, está a chegar a Primavera!
Com os carros e camiões grandes que nos foram oferecidos (obrigada Tiago e Miguel Azevedo) o recreio teve outra animação! Para além do habitual futebol, criamos brincadeiras diferentes na areia, soubemos partilhar, construímos uma grande pista e foi uma alegria :-)
Brincamos ao faz-de-conta, imaginando quem vive na casinha do jardim... e no final, deitamo-nos:
- Estamos a relaxar!
Bem precisamos, que a semana foi intensa!
Bom fim de semana a todos e não se esqueçam de passar por aqui no Domingo para um espreitadela aos presentes dos nossos pais.

quinta-feira, 16 de março de 2017

Sem mãos a medir, sem papas na língua.... e com hormonas à mistura!

Nestes dois dias temos andado bastante atarefados com os preparativos do Dia do Pai... não tem havido mãos a medir!
Tintas, carimbos, tesouras, eva, cartolinas e outras coisas mais, tudo tem andado num virote nas nossas mãos, dado o tempo não esticar...
Mas o mais importante, tal como referiu a Mariana (3 anos) na hora de arrumar, é que:
- O pai vai ficar tão feliz!

Ontem contamos com a colaboração da professora Marisa para, em conjunto Fixes e Amigos, prepararmos uma prenda musical para todos os pais... mas atenção que só vai ser revelada no domingo, aqui no Bloguefólio...
Após termos conhecido a música e aprendido a letra nas salas, com as nossas educadoras, dos ensaios à gravação foi um instantinho: o tempo de uma aula de música!
Cantamos sem papas na línguaa plenos pulmões (uns mais do que outros, é certo!) apesar do escasso tempo de preparação.

Já hoje, começamos o dia aprendendo mais uma técnica de pintura: a pintura com bolhinhas! A receita dizia para misturarmos:
- 2 colheres de sopa de sabão líquido
- 2 colheres de sopa de tinta de cor à escolha
- 1 colher de sopa de água
Depois era só misturar e soprar com uma palhinha...
Esclarecemos alguns pormenores:
- Atenção, é soprar (para fora) não é sugar (para dentro)!
- Pois, não se pode chupar porque isto não se pode beber...
- Vai fazer bolinhas, porque tem sabão!
E fez mesmo ;-) muitas bolhinhas, com as quais decoramos alguma coisa...
Também houve, como é hábito, brincadeiras e atividades nas áreas, sendo que o castelo tem sido uma das mais animadas.
Lá fora, com o bom tempo que se tem feito sentir, também temos brincado bastante... mas dado estarmos tão atarefados, a Educação Física foi mesmo livre e ao ar livre

As conversas também foram muitas... e algumas bem interessantes:
- Porque é que os homens têm barba e as mulheres não?
- Porque os homens têm coisas diferentes das mulheres... 
- E a barba é uma  dessas coisas!
- O assunto não é fácil de explicar a meninos e meninas da vossa idade, mais tarde irão aprender, basta saber para já que no nosso corpo todos temos hormonas: umas são femininas (as das mulheres) e outras são masculinas (as dos homens) e são elas que nos dão algumas dessas caraterísticas, como, por exemplo, a barba dos homens.
- E as mulheres têm buço! - disse logo a Iara e com razão.
- O que é buço?
- São os pelinhos por cima dos lábios.
- Algumas têm muitos e outras têm poucos...
Então a professora mostrou-nos um livro de uma nova coleção que está a sair sobre pintores famosos, neste caso uma pintora:
Ao observarmos a capa percebemos logo algo diferente na imagem desta mulher:
- Tem buço!
- E tem umas sobrancelhas muito grandes, parece só uma...
Daí falamos da diferença nas caraterísticas pessoais e do respeito que devemos ter por as pessoas, sejam elas como forem: altas, baixas, gordas, magras, peludas ou sem pelos! 
Depois de conhecermos um bocadinho da vida difícil desta pintora mexicana, ficamos de aprofundar este livro de Frida Kahlo com a Violeta e o Indigo, bem como conhecer as suas obras. Será  logo que tenhamos um tempinho... 
Prontinho, está terminada esta postagem dois em um!
Até amanhã...

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos