E assim continuamos: uma nova técnica de pintura e o Tangram foram as novidades do dia :-)

A caixinha das surpresas de hoje trouxe-nos o que precisávamos para uma nova técnica de pintura, usando lápis de cera e tinta da China, a técnica da raspagem. Aprendemos com a Marta como se fazia e a primeira etapa era colorir a folha toda com lápis de cera de cores variadas...
Foi o que fizemos e algumas ficaram mesmo bem coloridas :-)
Depois foi só aplicar por cima a tinta da China com um pincel e muito cuidado... e deixar a secar. Como o dia esteve muito húmido não pudemos terminar hoje.
O que terminamos e estiveram a secar desde ontem, foram as carimbagens de nabo ;-)
As brincadeiras nas áreas foram muitas, como sempre e na +área da biblioteca hoje nasceu um jardim de infância! A professora era a M. e os alunos estiveram todos muito atentos à história que contou!
Mas também trabalhamos muito no protótipo da nossa "Casa dos Sonhos", que está cada vez mais parecida com o que queremos que seja a nossa casa na árvore!
As escadas em caracol não foram fáceis de fazer, houve dificuldades a resolver e obstáculos a superar. 
Ainda resolvemos, face à alteração do local de construção, que o piso do protótipo já não poderia ser de areia, uma vez que a casa se vai situar numa das árvores do Jardim Mágico das Flores, onde o chão está coberto por relva...
- Pintamos de verde por cima! - sugeriu  R.
Experimentamos num cantinho e pareceu resultar e daí deitamos mãos à obra e pintamos toda a base. Também se colocou todo o corrimão de madeira e corda
 - É para ninguém cair!
De tarde, a geometria tomou conta da mesa dos jogos calmos onde, em pequenos grupos, formamos diversos animais da história desta semana "O nabo gigante" com as peças do Tangram, depois de primeiro explorarmos livremente o material, que podem conhecer melhor aqui e aqui.
E por hoje está tudo dito!
Amanhã, os fixes & amigos de 5 e 6 anos vão participar pela primeira vez no projeto de iniciação à Patinagem, promovido pela Câmara Municipal, sendo as aulas quinzenais e acompanhadas por dois técnicos. 
Deverão vir equipados com fato de treino e calçado prático, para ser mais fácil calçar e descalçar os patins, promovendo assim a autonomia e a independência pessoal das crianças. Será às 10h e a Junta de Freguesia disponibiliza o espaço (salão nobre da Junta) e o transporte (carrinha).
As restantes crianças permanecerão no jardim de infância, participando na sessão de Educação Física como é habitual às quartas-feiras.

Comentários